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Orientação Vocacional

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Dia do Publicitário: saiba mais sobre a data

Por Blog da RockContent

O Dia do Publicitário é comemorado, no Brasil, em 1º de fevereiro, de acordo com o Decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966. Este decreto, aliás, regulamenta o Decreto de Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que instaura a profissão de publicitário no país.

A data tem o objetivo de homenagear os profissionais da propaganda, que utilizam de técnicas de comunicação para impulsionar os negócios e fazer com que as empresas se tornem mais lucrativas e suas marcas reconhecidas no mercado.

Por que 1º de fevereiro?

O Dia do Publicitário é comemorado em 1º de fevereiro no Brasil por ter sido nesse dia, no ano de 1966, a aprovação da Lei nº 4.680, que regulamenta a profissão de Publicitário e Agenciador de Propaganda.

Segundo o texto da lei: “São publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos veículos de divulgação, ou em quaisquer empresas nas quais se produza propaganda”.

A necessidade dessa regulamentação aconteceu por conta do crescimento do mercado de agências em nosso país naquela época. Antes de o “boom” da publicidade acontecer, muito por conta do fenômeno na indústria cultural e da popularização da televisão no Brasil, era comum que jornalistas acumulassem também a função de publicitário.

Nas redações dos jornais, por exemplo, por terem experiência para trabalhar com textos, os jornalistas eram os responsáveis também por criar anúncios. Com a regulamentação da profissão de publicitário, as funções foram separadas e os profissionais do jornalismo passaram a se dedicar apenas ao conteúdo noticioso dos periódicos.

As principais áreas de atuação dentro de uma agência de publicidade são: Atendimento, Criação, Mídia, Marketing, Pesquisa de Público, Redação Publicitária, entre outros.

Saiba a importância da publicidade na transformação digital

A publicidade é uma das profissões que mais foi afetada pela transformação digital, que revolucionou a forma como se faz propaganda em todo o mundo. A série Mad Men, disponível no catálogo da Netflix, mostra como era uma agência de publicidade nos anos 1960 e como publicitários famosos exerciam suas atividades na época. Se você assistir, perceberá que muita coisa mudou de lá para cá.

O embasamento teórico e as estratégias continuam importantes, mas percebe-se uma mudança significativa nos canais em que os anúncios publicitários são veiculados. Fazer um anúncio para a televisão ou rádio é muito diferente de produzir conteúdo para as redes sociais, por exemplo.

Na época em que se passa Mad Men, vivíamos no auge do que alguns autores, como Mauro Wolf, chamam de teoria das balas mágicas. Esse método mostra uma propaganda altamente persuasiva, em que os receptores das mensagens eram tidos como alvos, atingidos pelos anúncios, que assumiam o papel de uma bala atirada em direção ao público.

A principal mudança que a transformação digital trouxe é que agora o receptor é ativo. As pessoas podem interagir com as marcas nas redes sociais ou em conteúdos produzidos para blogs, por exemplo. Assim, as campanhas passaram a ter menos foco em persuasão e muito mais ênfase no relacionamento com os públicos.


Por Blog da RockContent

O Dia do Publicitário é comemorado, no Brasil, em 1º de fevereiro, de acordo com o Decreto de Lei nº 57.690, de 1º de fevereiro de 1966. Este decreto, aliás, regulamenta o Decreto de Lei nº 4.680, de 18 de junho de 1965, que instaura a profissão de publicitário no país.

A data tem o objetivo de homenagear os profissionais da propaganda, que utilizam de técnicas de comunicação para impulsionar os negócios e fazer com que as empresas se tornem mais lucrativas e suas marcas reconhecidas no mercado.

Por que 1º de fevereiro?

O Dia do Publicitário é comemorado em 1º de fevereiro no Brasil por ter sido nesse dia, no ano de 1966, a aprovação da Lei nº 4.680, que regulamenta a profissão de Publicitário e Agenciador de Propaganda.

Segundo o texto da lei: “São publicitários aqueles que, em caráter regular e permanente, exerçam funções de natureza técnica da especialidade, nas Agências de Propaganda, nos veículos de divulgação, ou em quaisquer empresas nas quais se produza propaganda”.

A necessidade dessa regulamentação aconteceu por conta do crescimento do mercado de agências em nosso país naquela época. Antes de o “boom” da publicidade acontecer, muito por conta do fenômeno na indústria cultural e da popularização da televisão no Brasil, era comum que jornalistas acumulassem também a função de publicitário.

Nas redações dos jornais, por exemplo, por terem experiência para trabalhar com textos, os jornalistas eram os responsáveis também por criar anúncios. Com a regulamentação da profissão de publicitário, as funções foram separadas e os profissionais do jornalismo passaram a se dedicar apenas ao conteúdo noticioso dos periódicos.

As principais áreas de atuação dentro de uma agência de publicidade são: Atendimento, Criação, Mídia, Marketing, Pesquisa de Público, Redação Publicitária, entre outros.

Saiba a importância da publicidade na transformação digital

A publicidade é uma das profissões que mais foi afetada pela transformação digital, que revolucionou a forma como se faz propaganda em todo o mundo. A série Mad Men, disponível no catálogo da Netflix, mostra como era uma agência de publicidade nos anos 1960 e como publicitários famosos exerciam suas atividades na época. Se você assistir, perceberá que muita coisa mudou de lá para cá.

O embasamento teórico e as estratégias continuam importantes, mas percebe-se uma mudança significativa nos canais em que os anúncios publicitários são veiculados. Fazer um anúncio para a televisão ou rádio é muito diferente de produzir conteúdo para as redes sociais, por exemplo.

Na época em que se passa Mad Men, vivíamos no auge do que alguns autores, como Mauro Wolf, chamam de teoria das balas mágicas. Esse método mostra uma propaganda altamente persuasiva, em que os receptores das mensagens eram tidos como alvos, atingidos pelos anúncios, que assumiam o papel de uma bala atirada em direção ao público.

A principal mudança que a transformação digital trouxe é que agora o receptor é ativo. As pessoas podem interagir com as marcas nas redes sociais ou em conteúdos produzidos para blogs, por exemplo. Assim, as campanhas passaram a ter menos foco em persuasão e muito mais ênfase no relacionamento com os públicos.