• banner bolsa de estudo
  • banner aprovação medicina
  • banner aprovados

Orientação Vocacional

  • Compartilhar
  • Oficina do Estudante no Facebook
  • Oficina do Estudante no Twitter
  • Imprimir Imprimir

27 de agosto: Dia do Psicólogo

O dia da psicóloga e do psicólogo, comemorado sempre no dia 27 de agosto, foi escolhido para homenagear esses profissionais, além de lembrar que nessa mesma data, em 1961, o presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão de psicólogo.

Entretanto, o decreto com a regulamentação da lei só foi publicado dois anos mais tarde, em 21 de janeiro de 1964, sob o nº 53.464. A orientação e fiscalização do exercício da atividade está a cargo do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, criados pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971.

Por Guia da Carreira

A Psicologia é uma área das Ciências Humanas que visa estudar o ser humano a partir de seus processos mentais e comportamentais. 

O psicólogo busca entender os mecanismos por trás dos pensamentos, sentimentos, ações, processos cognitivos e interações sociais dos seres humanos.

O profissional também faz uso de procedimentos para analisar e investigar, na tentativa de compreender os porquês do funcionamento e ação do sujeito nos mais diferentes contextos, tanto individuais, quanto em contato com o outro.

As possibilidades de trabalho para os psicólogos têm crescido bastante nos últimos anos, principalmente devido à conscientização sobre a importância da saúde mental e bem-estar.

Dentre os locais de atuação possíveis estão os consultórios, hospitais, clínicas ou até mesmo em escolas e organizações públicas ou privadas.

Como é o curso de Psicologia?

A faculdade de Psicologia tem duas modalidades possíveis: o bacharelado e a licenciatura. Normalmente, o curso tende a focar nas ciências comportamentais e de análise das relações interpessoais humanas, entretanto, englobando também componentes relacionados a outras áreas do saber.

A História, principalmente ligada à evolução e desenvolvimento das teorias da psicologia ao longo dos anos, é abordada no curso. Na graduação, o aluno ainda entra em contato com as ciências biológicas e o campo da Saúde, utilizadas para a melhor compreensão do funcionamento humano. 

Durante a faculdade, o estudante desenvolve atividades práticas para além dos estudos teóricos e pesquisas sobre os principais pensadores e teorias da área. 

O curso ensina, ainda, sobre técnicas de análise para avaliação, diagnóstico e possíveis procedimentos para o tratamento e cuidado com seus pacientes. Nessa parte do curso, os alunos realizam testes psicológicos e desenvolvem suas habilidades clínicas e de atendimento. 

Quanto tempo dura o curso de Psicologia?

A faculdade de Psicologia tem duração média de 5 anos. A carga horária do curso normalmente fica entre 3 mil e 3.600 horas, incluindo todas as atividades obrigatórias aos alunos.

Contudo, a quantidade de horas está sujeita a pequenas variações, a depender da instituição de ensino escolhida.

O que se estuda na faculdade de Psicologia?
O curso de Psicologia oferece aos alunos aprendizados relacionados ao comportamento humano, seus processos cognitivos e interações sociais. Durante a faculdade, os alunos se deparam com os diferentes enfoques e perspectivas, as quais a psicologia atua.

A partir disso, são desenvolvidos alguns grupos disciplinares padrões na graduação:

- Fundamentos da Psicologia: trata-se de um conteúdo mais introdutório do curso, no qual os alunos vão ter seus primeiros contatos com as principais escolas de pensamento da psicologia. Inclui as disciplinas de História da Psicologia e Introdução à Psicologia.

- Psicologia Clínica e da Saúde: essa área possui um enfoque maior no diagnóstico, tratamento e prevenção através da psicologia no âmbito da saúde. Os estudantes aprendem técnicas de avaliação e intervenção, num trabalho tanto teórico, quanto prático. Normalmente abordado nas matérias de Clínica Psicanalítica, Psicodiagnóstico e Fundamentos da Psicologia da Saúde.

- Psicologia do Desenvolvimento: a psicologia nesse campo do estudo passa por todas as fases do desenvolvimento humano, desde o nascimento, infância, fases da adolescência e vida adulta, numa perspectiva voltada aos aspectos cognitivos, sociais e físicos em cada período. Encontrada nas disciplinas de Desenvolvimento da Infância e Adolescência e Desenvolvimento na Idade Adulta e Terceira.

- Psicologia Social e Comunitária: esse grupo disciplinar estuda as interações sociais dos indivíduos e os impactos da convivência em sociedade no comportamento humano. Aparece nas matérias de Comunicação Comunitária e Psicologia Comunitária.

- Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia: são investigados os processos cognitivos e mentais dos indivíduos e os mecanismos por trás deles. Busca-se compreender o funcionamento da linguagem, memória, percepção e habilidades de resolução de problemas nos humanos. Presente nas disciplinas de Psicologia da Percepção, Neuropsicologia e Terapia Cognitiva Comportamental. 

- Psicologia Organizacional e do Trabalho: essa área busca analisar o comportamento e as interações humanas no ambiente de trabalho. Observa aspectos relacionados à liderança, além de avaliar dinâmicas dentro dos grupos. Inclui as matérias de Processos Grupais, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia nas Organizações.

- Psicologia Educacional: esse campo da psicologia busca entender e avaliar as melhores práticas para o aprendizado humano, verificando como são realizados e se desenvolvem os processos cognitivos dos humanos, com intuito de melhorar os métodos utilizados no ensino. Costumam estar nas disciplinas de Psicologia Escolar e Psicologia da Aprendizagem e Memória.

- Psicologia Experimental e Pesquisa: são realizados estudos e pesquisas para explorar, verificar e investigar conceitos e teorias da psicologia, além de buscar novas propostas e soluções a fim de expandir os conhecimentos científicos na área. Estão alocadas nas disciplinas de Métodos de Observação e Coleta de Dados, Métodos de Pesquisa e Análise de Dados. 

Ao pensar na atuação de um profissional em PsicologiÁreas da Psicologiaa, é comum associá-la rapidamente à imagem de um psicólogo realizando atendimentos em consultórios. No entanto, existem diversas áreas de atuação possíveis no universo da Psicologia.

Por sua vez, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconhece 13 áreas de especialidades profissionais de um psicólogo, que são: 

- Psicologia Escolar e Educacional: aqui os psicólogos trabalham para otimizar o aprendizado e desenvolvimento humano no contexto educacional. Tentam oferecer suporte aos alunos, orientá-los, buscando o bem-estar emocional e social no âmbito da escola.

- Psicologia Organizacional e do Trabalho: os profissionais que atuam nesse ramo analisam o comportamento humano no momento de trabalho. Participam dos processos de recrutamento, treinamento do trabalhador e buscam auxiliar nas dinâmicas em grupo.

- Psicologia de Tráfego: trabalham na análise do comportamento humano e na tomadas de decisão em situações de trânsito. Buscam entender fatores relacionados ao maior risco de acidentes no trânsito e às possíveis intervenções para otimizar a segurança viária.

- Psicologia Jurídica: essa área da psicologia atua junto ao Direito na análise e avaliação de testemunhas, jurados, além de poder atuar no apoio às vítimas e a outras questões no campo jurídico. 

- Psicologia do Esporte: o trabalho do psicólogo é realizado junto a atletas e clubes, para realizar acompanhamento psicológico em situações que envolvem alto estresse, como a competição. Zelam pela saúde mental e bem-estar psicológico, garantindo o melhor desempenho possível.

- Psicologia Clínica: os profissionais atuam em clínicas, diagnosticando e tratando possíveis distúrbios emocionais. Costumam realizar avaliações e propor possíveis intervenções.

- Psicologia Hospitalar: trabalham em hospitais, prestando serviço e apoio aos pacientes, familiares e equipe médica. Auxiliam os indivíduos em momentos de alta instabilidade emocional, tentando promover o bem-estar de todas as partes envolvidas.

- Psicopedagogia: a psicologia atua nessa área visando criar e propor métodos e estratégias de aprendizado mais eficientes possíveis, direcionados àqueles que possuem alguma dificuldade no processo de aprendizagem.
Psicomotricidade: os psicomotricistas trabalham para auxiliar o funcionamento e desenvolvimento motor humano, pensando a partir da relação entre o corpo e a mente e considerando os processos cognitivos e emocionais envolvidos nessas atividades.

- Psicologia Social: esse campo atua principalmente na área das pesquisas, investigando as interações sociais e relacionamento humano em diferentes contextos sociais. Verificam, a partir de aspectos psicológicos, o preconceito, a persuasão, estereótipos e dinâmicas em grupo. 

- Neuropsicologia: com enfoque na relação entre o funcionamento cerebral e o comportamento humano, esses profissionais buscam avaliar e tratar distúrbios associados a lesões ou doenças neurológicas.

- Psicologia em Saúde: normalmente trabalham junto ao médico, auxiliando no tratamento e prevenção de doenças, principalmente zelando pelo bem-estar físico e emocional dos pacientes. Costumam realizar acompanhamentos a fim de fornecer suporte psicológico.

- Avaliação Psicológica: campo totalmente voltado para a análise dos indivíduos em diferentes contextos. Pode atuar avaliando habilidades cognitivas, emocionais, sociais, além de realizar avaliações psicológicas forenses, entre outras.

O que faz um Psicólogo?

O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento dos indivíduos, atuando diretamente no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais.

No geral, o psicólogo é o profissional responsável por auxiliar no bem-estar individual e realizar a manutenção da saúde mental das pessoas.

Através de estudos sobre o comportamento humano e por meio de análises de suas ideias, valores e emoções, o psicólogo procura identificar padrões de comportamento e interagir com os seus pacientes, visando oferecer orientação adequada.

Psicólogos trabalham não só com fenômenos conscientes, mas também com o subconsciente e com o inconsciente. 

Existem diversas abordagens possíveis a seguir na Psicologia, que exploram de diferentes formas conceitos como emoção, cognição, atenção, motivação, personalidade, comportamento, relacionamento, percepção, entre outros.

Além disso, o psicólogo avalia o desenvolvimento emocional e também os processos mentais e sociais de pessoas e grupos. 

Vale destacar que o psicólogo não receita medicamentos a seus pacientes, mas realiza tratamentos por meio de terapias, com o objetivo de amenizar ou resolver conflitos mentais de cada indivíduo.

Por isso, a atuação de um psicólogo exige a interação com o paciente, a fim de solucionar o problema caso a caso, uma vez que cada pessoa é única e reage de forma diferente para cada situação. O trabalho do psicólogo é justamente analisar e propor o melhor tratamento para cada indivíduo.

O que é preciso para ser um bom psicólogo?

Profissionais de psicologia costumam ser pessoas atenciosas, com afinidades em comunicação e interações sociais. Por isso, listamos alguns dos atributos comumente atribuídos aos psicólogos:

- Ter boa comunicação;
- Ter iniciativa e empatia;
- lidar com pessoas;
- Ter capacidade crítica e reflexiva;
- Ser curioso;
- Ter paciência;
- Gostar de ler;
- Ter boa interpretação e análise de texto.
- Além de ter o perfil ideal para cursar e atuar como psicólogo, vale ressaltar que para exercer a profissão nessa área também é necessário possuir um diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, assim como o registro do profissional no Conselho Regional de Psicologia (CRP).


O dia da psicóloga e do psicólogo, comemorado sempre no dia 27 de agosto, foi escolhido para homenagear esses profissionais, além de lembrar que nessa mesma data, em 1961, o presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão de psicólogo.

Entretanto, o decreto com a regulamentação da lei só foi publicado dois anos mais tarde, em 21 de janeiro de 1964, sob o nº 53.464. A orientação e fiscalização do exercício da atividade está a cargo do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia, criados pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971.

Por Guia da Carreira

A Psicologia é uma área das Ciências Humanas que visa estudar o ser humano a partir de seus processos mentais e comportamentais. 

O psicólogo busca entender os mecanismos por trás dos pensamentos, sentimentos, ações, processos cognitivos e interações sociais dos seres humanos.

O profissional também faz uso de procedimentos para analisar e investigar, na tentativa de compreender os porquês do funcionamento e ação do sujeito nos mais diferentes contextos, tanto individuais, quanto em contato com o outro.

As possibilidades de trabalho para os psicólogos têm crescido bastante nos últimos anos, principalmente devido à conscientização sobre a importância da saúde mental e bem-estar.

Dentre os locais de atuação possíveis estão os consultórios, hospitais, clínicas ou até mesmo em escolas e organizações públicas ou privadas.

Como é o curso de Psicologia?

A faculdade de Psicologia tem duas modalidades possíveis: o bacharelado e a licenciatura. Normalmente, o curso tende a focar nas ciências comportamentais e de análise das relações interpessoais humanas, entretanto, englobando também componentes relacionados a outras áreas do saber.

A História, principalmente ligada à evolução e desenvolvimento das teorias da psicologia ao longo dos anos, é abordada no curso. Na graduação, o aluno ainda entra em contato com as ciências biológicas e o campo da Saúde, utilizadas para a melhor compreensão do funcionamento humano. 

Durante a faculdade, o estudante desenvolve atividades práticas para além dos estudos teóricos e pesquisas sobre os principais pensadores e teorias da área. 

O curso ensina, ainda, sobre técnicas de análise para avaliação, diagnóstico e possíveis procedimentos para o tratamento e cuidado com seus pacientes. Nessa parte do curso, os alunos realizam testes psicológicos e desenvolvem suas habilidades clínicas e de atendimento. 

Quanto tempo dura o curso de Psicologia?

A faculdade de Psicologia tem duração média de 5 anos. A carga horária do curso normalmente fica entre 3 mil e 3.600 horas, incluindo todas as atividades obrigatórias aos alunos.

Contudo, a quantidade de horas está sujeita a pequenas variações, a depender da instituição de ensino escolhida.

O que se estuda na faculdade de Psicologia?
O curso de Psicologia oferece aos alunos aprendizados relacionados ao comportamento humano, seus processos cognitivos e interações sociais. Durante a faculdade, os alunos se deparam com os diferentes enfoques e perspectivas, as quais a psicologia atua.

A partir disso, são desenvolvidos alguns grupos disciplinares padrões na graduação:

- Fundamentos da Psicologia: trata-se de um conteúdo mais introdutório do curso, no qual os alunos vão ter seus primeiros contatos com as principais escolas de pensamento da psicologia. Inclui as disciplinas de História da Psicologia e Introdução à Psicologia.

- Psicologia Clínica e da Saúde: essa área possui um enfoque maior no diagnóstico, tratamento e prevenção através da psicologia no âmbito da saúde. Os estudantes aprendem técnicas de avaliação e intervenção, num trabalho tanto teórico, quanto prático. Normalmente abordado nas matérias de Clínica Psicanalítica, Psicodiagnóstico e Fundamentos da Psicologia da Saúde.

- Psicologia do Desenvolvimento: a psicologia nesse campo do estudo passa por todas as fases do desenvolvimento humano, desde o nascimento, infância, fases da adolescência e vida adulta, numa perspectiva voltada aos aspectos cognitivos, sociais e físicos em cada período. Encontrada nas disciplinas de Desenvolvimento da Infância e Adolescência e Desenvolvimento na Idade Adulta e Terceira.

- Psicologia Social e Comunitária: esse grupo disciplinar estuda as interações sociais dos indivíduos e os impactos da convivência em sociedade no comportamento humano. Aparece nas matérias de Comunicação Comunitária e Psicologia Comunitária.

- Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia: são investigados os processos cognitivos e mentais dos indivíduos e os mecanismos por trás deles. Busca-se compreender o funcionamento da linguagem, memória, percepção e habilidades de resolução de problemas nos humanos. Presente nas disciplinas de Psicologia da Percepção, Neuropsicologia e Terapia Cognitiva Comportamental. 

- Psicologia Organizacional e do Trabalho: essa área busca analisar o comportamento e as interações humanas no ambiente de trabalho. Observa aspectos relacionados à liderança, além de avaliar dinâmicas dentro dos grupos. Inclui as matérias de Processos Grupais, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia nas Organizações.

- Psicologia Educacional: esse campo da psicologia busca entender e avaliar as melhores práticas para o aprendizado humano, verificando como são realizados e se desenvolvem os processos cognitivos dos humanos, com intuito de melhorar os métodos utilizados no ensino. Costumam estar nas disciplinas de Psicologia Escolar e Psicologia da Aprendizagem e Memória.

- Psicologia Experimental e Pesquisa: são realizados estudos e pesquisas para explorar, verificar e investigar conceitos e teorias da psicologia, além de buscar novas propostas e soluções a fim de expandir os conhecimentos científicos na área. Estão alocadas nas disciplinas de Métodos de Observação e Coleta de Dados, Métodos de Pesquisa e Análise de Dados. 

Ao pensar na atuação de um profissional em PsicologiÁreas da Psicologiaa, é comum associá-la rapidamente à imagem de um psicólogo realizando atendimentos em consultórios. No entanto, existem diversas áreas de atuação possíveis no universo da Psicologia.

Por sua vez, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) reconhece 13 áreas de especialidades profissionais de um psicólogo, que são: 

- Psicologia Escolar e Educacional: aqui os psicólogos trabalham para otimizar o aprendizado e desenvolvimento humano no contexto educacional. Tentam oferecer suporte aos alunos, orientá-los, buscando o bem-estar emocional e social no âmbito da escola.

- Psicologia Organizacional e do Trabalho: os profissionais que atuam nesse ramo analisam o comportamento humano no momento de trabalho. Participam dos processos de recrutamento, treinamento do trabalhador e buscam auxiliar nas dinâmicas em grupo.

- Psicologia de Tráfego: trabalham na análise do comportamento humano e na tomadas de decisão em situações de trânsito. Buscam entender fatores relacionados ao maior risco de acidentes no trânsito e às possíveis intervenções para otimizar a segurança viária.

- Psicologia Jurídica: essa área da psicologia atua junto ao Direito na análise e avaliação de testemunhas, jurados, além de poder atuar no apoio às vítimas e a outras questões no campo jurídico. 

- Psicologia do Esporte: o trabalho do psicólogo é realizado junto a atletas e clubes, para realizar acompanhamento psicológico em situações que envolvem alto estresse, como a competição. Zelam pela saúde mental e bem-estar psicológico, garantindo o melhor desempenho possível.

- Psicologia Clínica: os profissionais atuam em clínicas, diagnosticando e tratando possíveis distúrbios emocionais. Costumam realizar avaliações e propor possíveis intervenções.

- Psicologia Hospitalar: trabalham em hospitais, prestando serviço e apoio aos pacientes, familiares e equipe médica. Auxiliam os indivíduos em momentos de alta instabilidade emocional, tentando promover o bem-estar de todas as partes envolvidas.

- Psicopedagogia: a psicologia atua nessa área visando criar e propor métodos e estratégias de aprendizado mais eficientes possíveis, direcionados àqueles que possuem alguma dificuldade no processo de aprendizagem.
Psicomotricidade: os psicomotricistas trabalham para auxiliar o funcionamento e desenvolvimento motor humano, pensando a partir da relação entre o corpo e a mente e considerando os processos cognitivos e emocionais envolvidos nessas atividades.

- Psicologia Social: esse campo atua principalmente na área das pesquisas, investigando as interações sociais e relacionamento humano em diferentes contextos sociais. Verificam, a partir de aspectos psicológicos, o preconceito, a persuasão, estereótipos e dinâmicas em grupo. 

- Neuropsicologia: com enfoque na relação entre o funcionamento cerebral e o comportamento humano, esses profissionais buscam avaliar e tratar distúrbios associados a lesões ou doenças neurológicas.

- Psicologia em Saúde: normalmente trabalham junto ao médico, auxiliando no tratamento e prevenção de doenças, principalmente zelando pelo bem-estar físico e emocional dos pacientes. Costumam realizar acompanhamentos a fim de fornecer suporte psicológico.

- Avaliação Psicológica: campo totalmente voltado para a análise dos indivíduos em diferentes contextos. Pode atuar avaliando habilidades cognitivas, emocionais, sociais, além de realizar avaliações psicológicas forenses, entre outras.

O que faz um Psicólogo?

O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento dos indivíduos, atuando diretamente no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais.

No geral, o psicólogo é o profissional responsável por auxiliar no bem-estar individual e realizar a manutenção da saúde mental das pessoas.

Através de estudos sobre o comportamento humano e por meio de análises de suas ideias, valores e emoções, o psicólogo procura identificar padrões de comportamento e interagir com os seus pacientes, visando oferecer orientação adequada.

Psicólogos trabalham não só com fenômenos conscientes, mas também com o subconsciente e com o inconsciente. 

Existem diversas abordagens possíveis a seguir na Psicologia, que exploram de diferentes formas conceitos como emoção, cognição, atenção, motivação, personalidade, comportamento, relacionamento, percepção, entre outros.

Além disso, o psicólogo avalia o desenvolvimento emocional e também os processos mentais e sociais de pessoas e grupos. 

Vale destacar que o psicólogo não receita medicamentos a seus pacientes, mas realiza tratamentos por meio de terapias, com o objetivo de amenizar ou resolver conflitos mentais de cada indivíduo.

Por isso, a atuação de um psicólogo exige a interação com o paciente, a fim de solucionar o problema caso a caso, uma vez que cada pessoa é única e reage de forma diferente para cada situação. O trabalho do psicólogo é justamente analisar e propor o melhor tratamento para cada indivíduo.

O que é preciso para ser um bom psicólogo?

Profissionais de psicologia costumam ser pessoas atenciosas, com afinidades em comunicação e interações sociais. Por isso, listamos alguns dos atributos comumente atribuídos aos psicólogos:

- Ter boa comunicação;
- Ter iniciativa e empatia;
- lidar com pessoas;
- Ter capacidade crítica e reflexiva;
- Ser curioso;
- Ter paciência;
- Gostar de ler;
- Ter boa interpretação e análise de texto.
- Além de ter o perfil ideal para cursar e atuar como psicólogo, vale ressaltar que para exercer a profissão nessa área também é necessário possuir um diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, assim como o registro do profissional no Conselho Regional de Psicologia (CRP).