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Orientação Vocacional

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DRA. INÊS: COMO ESCOLHER UMA PROFISSÃO?

O que você vai ser quando crescer? Vocês já devem ter ouvido esta pergunta na infância. Você se lembra do que gostava? Que área gostaria de trabalhar? Quem eram seus modelos que o levavam para esta escolha na infância? E hoje? Como anda essa situação? Mudou?

A decisão de escolher uma profissão requer que o aluno tenha um bom conhecimento de si mesmo, a fim de poder responder sobre o que gosta de fazer, quais são as suas habilidades e também conhecer as oportunidades que o mercado tem a oferecer - que hoje por sinal são muitas.

E como se faz para ter esse autoconhecimento?

Uma alternativa é tentar se concentrar em quais são os seus objetivos de vida. Aonde quer chegar no futuro?
Você quer ser uma pessoa influente? Ter uma boa posição social e ter muito dinheiro? Ser voltada a orientar e ajudar as outras pessoas?
Quanto a universidade, você deseja uma universidade pública ou privada? O nome da universidade é mais importante ou quer uma universidade que lhe traga uma proposta pratica de já lhe encaminhar no mercado de trabalho?
A família influencia de forma decisiva em sua escolha? Ou ajuda a orientá-lo e incentivá-lo a escolher a profissão que realmente deseja?
Quer uma universidade fora ou dentro da cidade em que mora? O que o leva a decidir em cursar fora da cidade?

Essas questões representam uma pequena base para que o aluno comece a fazer uma reflexão sobre a escolha da sua profissão.
Contudo se ainda continuam as duvidas, a orientação vocacional tem o propósito de abrir possibilidades de escolha através dos interesses, aptidões, habilidades e personalidades de cada um.

A idéia não é definir uma profissão ao aluno e sim orientá-lo qual o leque de opções que ele tem a escolher o que melhor se adapta a ele, às suas expectativas e vontades.
Isso se dá com entrevistas, coletas de dados, aplicação de testes vocacionais, informação de cursos e carreiras, além da entrevista devolutiva em que se discutem as informações obtidas durante o processo e os resultados das avaliações.

Escolher assertivamente uma profissão é a garantia de sucesso de todo uma


Dra. Ines

www.oficinadoestudante.com.br

O que você vai ser quando crescer? Vocês já devem ter ouvido esta pergunta na infância. Você se lembra do que gostava? Que área gostaria de trabalhar? Quem eram seus modelos que o levavam para esta escolha na infância? E hoje? Como anda essa situação? Mudou?

A decisão de escolher uma profissão requer que o aluno tenha um bom conhecimento de si mesmo, a fim de poder responder sobre o que gosta de fazer, quais são as suas habilidades e também conhecer as oportunidades que o mercado tem a oferecer - que hoje por sinal são muitas.

E como se faz para ter esse autoconhecimento?

Uma alternativa é tentar se concentrar em quais são os seus objetivos de vida. Aonde quer chegar no futuro?
Você quer ser uma pessoa influente? Ter uma boa posição social e ter muito dinheiro? Ser voltada a orientar e ajudar as outras pessoas?
Quanto a universidade, você deseja uma universidade pública ou privada? O nome da universidade é mais importante ou quer uma universidade que lhe traga uma proposta pratica de já lhe encaminhar no mercado de trabalho?
A família influencia de forma decisiva em sua escolha? Ou ajuda a orientá-lo e incentivá-lo a escolher a profissão que realmente deseja?
Quer uma universidade fora ou dentro da cidade em que mora? O que o leva a decidir em cursar fora da cidade?

Essas questões representam uma pequena base para que o aluno comece a fazer uma reflexão sobre a escolha da sua profissão.
Contudo se ainda continuam as duvidas, a orientação vocacional tem o propósito de abrir possibilidades de escolha através dos interesses, aptidões, habilidades e personalidades de cada um.

A idéia não é definir uma profissão ao aluno e sim orientá-lo qual o leque de opções que ele tem a escolher o que melhor se adapta a ele, às suas expectativas e vontades.
Isso se dá com entrevistas, coletas de dados, aplicação de testes vocacionais, informação de cursos e carreiras, além da entrevista devolutiva em que se discutem as informações obtidas durante o processo e os resultados das avaliações.

Escolher assertivamente uma profissão é a garantia de sucesso de todo uma


Dra. Ines

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