Orientação Vocacional
Publicidade e Propaganda: o que é?
Por Guia da Carreira
A Publicidade e Propaganda utiliza criatividade e técnicas de comunicação para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. Ela pode ser empregada para construir a imagem de empresas, causas e pessoas junto a um público-alvo específico e seus profissionais têm um campo de trabalho bastante amplo, que vai além das agências de Publicidade e Propaganda.
Saiba mais sobre a carreira na Publicidade e Propaganda, como é o mercado de trabalho para estes profissionais e onde estudar!
Profissional
O publicitário é responsável por planejar, criar, avaliar e coordenar campanhas publicitárias para diferentes mídias (TV, Internet, impressos, rádio etc.). Ele pode atuar também dentro das empresas, traçando estratégicas de comunicação, além de assessorar marcas e pessoas (como artistas, políticos, celebridades, etc.).
O profissional graduado no curso de Publicidade e Propaganda pode desenvolver suas atividades em:
- Agências de Publicidade: nas áreas de criação (arte e redação), planejamento, mídia, pesquisa e mídias sociais.
- Empresas Prestadoras de Serviço: como produtoras de vídeo, áudio e internet, gráficas e estúdios de fotografia, entre outros.
- Empresas Privadas: nos departamentos de vendas e marketing, definindo estratégias ou fazendo a ponte entre a empresa e as agências de publicidade.
- Consultorias: prestando serviços como consultor para definir estratégia da marca.
- Organizações Não Governamentais: atuando no desenvolvimento de campanhas de conscientização em prol de uma causa ou para levantamento de fundos, por exemplo.
- Setor Público: definindo campanhas educativas ou promocionais para governos, estados e prefeituras.
Mercado de Trabalho
Atualmente a criação publicitária é uma área com salários atraentes e também uma das mais concorridas. Principalmente nas grandes cidades, há excelentes oportunidades em Agências de Publicidade, promoção de feiras e convenções (que acontecem várias vezes, todos os anos) e na área de marketing de médias e grandes empresas. O mercado de publicidade online, nas áreas de mídias sociais, marketing digital e comércio eletrônico, também oferece um excelente campo de atuação e está em alta.
Curso de Publicidade e Propaganda
O curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda dura em média quatro anos. A grade curricular varia bastante entre as faculdades e depende da ênfase do curso, que também pode ser chamado de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda.
Seguem algumas matérias mais comuns ministradas nos curso de Publicidade e Propaganda:
- Antropologia
- Comunicação Institucional
- Comunicação Política
- Criação Publicitária
- Direção de Arte
- Fotografia Publicitária
- Gestão Estratégica de Marketing
- Legislação e Ética Publicitária
- Língua Portuguesa
- Marketing de Relacionamento
- Pesquisa de Mercado
- Psicologia da Comunicação
- Semiótica
Onde estudar Publicidade e Propaganda
Existem mais de 200 universidades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Publicidade e Propaganda em todo o País, sendo que a maioria é de faculdades privadas.
Tantas opções assim podem mais atrapalhar do que ajudar na hora de escolher onde fazer o curso de Publicidade e Propaganda. É por isso que a gente já fez uma triagem para você, separando boas instituições de ensino que contam com o reconhecimento e a boa avaliação do Ministério da Educação (MEC).
Por Guia da Carreira
A Publicidade e Propaganda utiliza criatividade e técnicas de comunicação para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. Ela pode ser empregada para construir a imagem de empresas, causas e pessoas junto a um público-alvo específico e seus profissionais têm um campo de trabalho bastante amplo, que vai além das agências de Publicidade e Propaganda.
Saiba mais sobre a carreira na Publicidade e Propaganda, como é o mercado de trabalho para estes profissionais e onde estudar!
Profissional
O publicitário é responsável por planejar, criar, avaliar e coordenar campanhas publicitárias para diferentes mídias (TV, Internet, impressos, rádio etc.). Ele pode atuar também dentro das empresas, traçando estratégicas de comunicação, além de assessorar marcas e pessoas (como artistas, políticos, celebridades, etc.).
O profissional graduado no curso de Publicidade e Propaganda pode desenvolver suas atividades em:
- Agências de Publicidade: nas áreas de criação (arte e redação), planejamento, mídia, pesquisa e mídias sociais.
- Empresas Prestadoras de Serviço: como produtoras de vídeo, áudio e internet, gráficas e estúdios de fotografia, entre outros.
- Empresas Privadas: nos departamentos de vendas e marketing, definindo estratégias ou fazendo a ponte entre a empresa e as agências de publicidade.
- Consultorias: prestando serviços como consultor para definir estratégia da marca.
- Organizações Não Governamentais: atuando no desenvolvimento de campanhas de conscientização em prol de uma causa ou para levantamento de fundos, por exemplo.
- Setor Público: definindo campanhas educativas ou promocionais para governos, estados e prefeituras.
Mercado de Trabalho
Atualmente a criação publicitária é uma área com salários atraentes e também uma das mais concorridas. Principalmente nas grandes cidades, há excelentes oportunidades em Agências de Publicidade, promoção de feiras e convenções (que acontecem várias vezes, todos os anos) e na área de marketing de médias e grandes empresas. O mercado de publicidade online, nas áreas de mídias sociais, marketing digital e comércio eletrônico, também oferece um excelente campo de atuação e está em alta.
Curso de Publicidade e Propaganda
O curso de Bacharelado em Publicidade e Propaganda dura em média quatro anos. A grade curricular varia bastante entre as faculdades e depende da ênfase do curso, que também pode ser chamado de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda.
Seguem algumas matérias mais comuns ministradas nos curso de Publicidade e Propaganda:
- Antropologia
- Comunicação Institucional
- Comunicação Política
- Criação Publicitária
- Direção de Arte
- Fotografia Publicitária
- Gestão Estratégica de Marketing
- Legislação e Ética Publicitária
- Língua Portuguesa
- Marketing de Relacionamento
- Pesquisa de Mercado
- Psicologia da Comunicação
- Semiótica
Onde estudar Publicidade e Propaganda
Existem mais de 200 universidades autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Publicidade e Propaganda em todo o País, sendo que a maioria é de faculdades privadas.
Tantas opções assim podem mais atrapalhar do que ajudar na hora de escolher onde fazer o curso de Publicidade e Propaganda. É por isso que a gente já fez uma triagem para você, separando boas instituições de ensino que contam com o reconhecimento e a boa avaliação do Ministério da Educação (MEC).