• banner bolsa de estudo
  • banner aprovação medicina
  • banner aprovados unicamp
  • banner aprovados

Orientação Vocacional

  • Compartilhar
  • Oficina do Estudante no Facebook
  • Oficina do Estudante no Twitter
  • Imprimir Imprimir

AFINAL, O QUE FAZ UM ENGENHEIRO DE COMPUTAÇÃO?

Por Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG) - Faculdade do Grupo Etapa

Somente na sua casa, você deve ter ao menos um computador, dois ou três smartphones e, possivelmente, um telefone e uma impressora, não é? Se você não sabe o que faz um engenheiro de computação, acredite: todos esses componentes fazem parte dos ambientes desse profissional, responsável pelo desenvolvimento de hardware.

Mas não só isso: o engenheiro de computação também pode desenvolver softwares, jogos e aplicativos, projetos ligados à Inteligência Artificial, entre outras atuações. Para conhecer melhor todo esse vasto campo de trabalho e conferir como está o mercado para esse profissional, continue a leitura.

O que faz um engenheiro de computação?

Como o próprio nome indica, o engenheiro atua no território computacional que, hoje em dia, é muito fértil. Embora o foco da formação seja o hardware — a parte física dos equipamentos —, as demandas para essa profissão têm interface com o software, ou seja, sistemas, programas e redes.

Mas, afinal, o que faz um engenheiro de computação em seu dia a dia de trabalho? Tudo depende da área de atuação do profissional, do cargo assumido e das especializações ao longo da formação. Porém, de modo geral, são funções comumente desempenhadas nessa carreira:

  • projetar e construir equipamentos periféricos, como teclados, monitores, placas de som e impressoras;
  • desenvolver e aperfeiçoar programas de computador;
  • criar aplicativos e sistemas mobile;
  • elaborar e executar projetos de rede;
  • participar de projetos de instalação de sistemas de telefonia;
  • criar sistemas de processamento e tratamento de dados;
  • automatizar máquinas com sistemas computadorizados baseados em Inteligência Artificial;
  • coordenar a implantação de projetos de robótica, e muito mais.

Enfim, o engenheiro de computação conhece profundamente o funcionamento de sistemas informatizados. Esse conhecimento permite uma vasta gama de aplicações profissionais.

Qual é o perfil de um engenheiro de computação?

Você gosta de tudo o que envolve tecnologia e inovação, como programas, códigos e aplicativos? Então, você provavelmente apresenta o perfil de um engenheiro de computação.

A área desperta o interesse de muitos jovens, está em expansão constante e proporciona boas oportunidades de emprego para os profissionais do setor. Por isso, é importante conhecer as habilidades que esse engenheiro deve desenvolver para ter sucesso na área.

Confira, a seguir, o perfil de um engenheiro de computação.

Gostar de lidar com números

O curso de Engenharia de Computação faz parte das Ciências Exatas. Assim, a graduação envolve disciplinas como Física, Cálculos Matemáticos e Estatística na grade curricular. Para ir bem nos conteúdos, é essencial gostar de números.

Ter um bom raciocínio lógico

O raciocínio lógico é uma característica muito importante para as pessoas que trabalham como engenheiras de computação. Isso porque os profissionais atuam diretamente com sistemas complexos e que exigem capacidade de solucionar problemas.

Em muitos casos, o trabalho consiste em analisar dados e buscar as melhores opções dentro do prazo definido. Portanto, as soluções precisam ser precisas e facilitar os processos, atendendo às demandas dos clientes e das empresas.

Durante o curso, é possível desenvolver essa habilidade, pois várias disciplinas estimulam o raciocínio lógico. Assim, aumentam a capacidade de pensar de maneira coerente, com agilidade e tranquilidade.

Manter-se atualizado em relação à tecnologia

O engenheiro de computação também deve gostar de se manter sempre atualizado. Afinal, a tecnologia muda o tempo todo, em relação às linguagens, às plataformas, aos programas e ao mercado em geral.

Para manter a sua empregabilidade e proporcionar o melhor serviço aos seus clientes, é fundamental utilizar a tecnologia de ponta para apresentar as melhores soluções. Com isso, você pode garantir a segurança dos processos.

Como é o mercado de trabalho para essa profissão?

O mercado de trabalho para o engenheiro de computação é bastante atrativo. Trata-se de uma profissão com crescimento constante e requisitada em todos os setores: industrial, empresarial, comercial e até residencial.

Para que você tenha uma ideia, um levantamento referente a esse mercado entre os anos de 2007 e 2017, feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e divulgado pela Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), chegou às seguintes conclusões:

  • o setor de Tecnologia de Informação, correlacionado à Engenharia de Computação, teve um aumento de 77% no número de vagas abertas no período;
  • na área de desenvolvimento mobile, uma das tendências definitivas no mercado de trabalho, o engenheiro de computação lidera o papel de profissional mais requisitado, ao lado dos cientistas de computação e dos especialistas em sistemas de informação.

Além dessas áreas, o engenheiro de computação encontra boas oportunidades de trabalho em:

  • companhias de telecomunicações;
  • indústria automobilística;
  • setor financeiro;
  • vendas de serviços de informática;
  • empresas de desenvolvimento de alta tecnologia.

Quais são as principais áreas de atuação?

Abaixo, veja uma breve descrição sobre o que faz um engenheiro de computação em cada uma das suas principais atuações.

Desenvolvimento mobile

Uma das áreas que mais absorvem os graduados é a de criação de aplicativos, especialmente, porque as empresas têm apostado fortemente em apps como ferramentas de negócio. Além disso, os sistemas de dispositivos móveis estão sempre se atualizando, o que faz o desenvolvedor mobile ter demandas contínuas.

Desenvolvedor de games

Com o conhecimento em programação que um engenheiro de computação tem, ele também pode atuar como desenvolvedor de games, tanto em empresas como por conta própria. Nessa área, o profissional projeta e cria jogos de consoles e computadores.

Fabricação de hardware

A atuação mais tradicional, que é projetar e construir equipamentos computacionais e periféricos, não perde sua relevância. Até porque o mercado se atualiza em ritmo acelerado — basta observar os smartphones, que a cada ano ganham versões novas e vão tornando as anteriores obsoletas.

Para tanto, o engenheiro sabe não apenas como projetar esses componentes, mas também, como interligá-los às unidades de processamento de dados.

Suporte técnico

À medida que a criação de novos equipamentos aumenta, cresce também o número de demandas relacionadas ao suporte técnico, outra atuação clássica do engenheiro de computação. Afinal, ninguém melhor do que o especialista da elaboração de hardware para prestar serviços de manutenção e consultoria técnica.

Automação industrial e robótica

Na indústria, o papel do engenheiro de computação ganha força com os avanços relacionados às máquinas autônomas e aos robôs colaborativos. Nesse caso, é ele, em parceria com outras áreas, que projeta equipamentos compatíveis aos sistemas de automação e próprios para a integração de hardware-software.

Ciência de dados

O engenheiro de computação pode se especializar em Data Science, um dos mercados mais promissores hoje em dia. Com o boom do Big Data nos últimos anos, as empresas buscam profissionais capazes de coordenar e implementar técnicas de análise e processamento massivo de dados para tomadas de decisão.

Empreendedorismo

O engenheiro de computação também pode empreender na área de informática. Por exemplo, abrir o próprio negócio para vender equipamentos de alta tecnologia, softwares e aplicações, ou então, para prestar serviços de consultoria ou suporte técnico especializado.

Quais são as principais ferramentas que auxiliam na Engenharia de Computação?

Em um curso como a Engenharia de Computação, em que a tecnologia está presente a todo o momento, existem diversas ferramentas que ajudam tanto o graduando quanto o profissional em seus projetos. As principais incluem:

  • Astah Professional: essa ferramenta faz modelagem UML combinada com mapeamento mental, DFD, ERD, CRUD, fluxograma, diagrama de requisitos, entre outros. Ela permite a criação de qualquer ilustração, gráfico ou diagrama;
  • MySQL Workbench: é uma ferramenta de design de banco de dados visual. Ela integra manutenção, criação, design de banco de dados, administração e desenvolvimento SQL em um único local de desenvolvimento integrado para o sistema de banco de dados MySQL;
  • StarUML: essa ferramenta pode modelar diversos tipos de diagramas. Um exemplo é o desenho de fluxogramas para que o estudante possa visualizar todos os processos que acontecem em uma sequência de tarefas;
  • Bizagi: é um software que oferece ferramentas para o desenho de processos de negócio usando o padrão BPMN. Ele permite conhecer as melhores práticas e os erros frequentes na modelagem de processos.

Como se tornar um engenheiro de computação?

Para começar a atuar como um engenheiro de computação, existem dois pré-requisitos:

  • ter um diploma de curso superior em Engenharia de Computação;
  • ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), o que só é possível após a conclusão da formação.

O curso de graduação dura cinco anos. Para dar conta de uma gama de atuações tão ampla, o currículo é bem completo, passando por disciplinas de Matemática, Programação, Web Design e Gestão. Veja alguns dos componentes da grade curricular:

  • arquitetura e organização de computadores;
  • lógica computacional;
  • estrutura de dados;
  • linguagens de programação;
  • segurança computacional;
  • circuitos elétricos e eletrônicos;
  • computação gráfica;
  • Inteligência Artificial;
  • jogos eletrônicos;
  • telecomunicações;
  • empreendedorismo;
  • gestão de pessoas;
  • serviços de TI.

Para complementar a formação, muitas faculdades exigem também a realização do estágio. Essencialmente, o aluno passa pela experiência de atuar em uma empresa, colocando na prática os conceitos estudados e enriquecendo o currículo para a inserção definitiva no mercado.

Agora que você sabe o que faz um engenheiro de computação e quais são as principais demandas para esse profissional, viu que é uma carreira promissora, não é? Por isso, caso você se identifique com o curso, vale a pena aprofundar sua curiosidade e buscar uma boa graduação, já que essa é a porta de entrada para o mercado profissional.


Por Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG) - Faculdade do Grupo Etapa

Somente na sua casa, você deve ter ao menos um computador, dois ou três smartphones e, possivelmente, um telefone e uma impressora, não é? Se você não sabe o que faz um engenheiro de computação, acredite: todos esses componentes fazem parte dos ambientes desse profissional, responsável pelo desenvolvimento de hardware.

Mas não só isso: o engenheiro de computação também pode desenvolver softwares, jogos e aplicativos, projetos ligados à Inteligência Artificial, entre outras atuações. Para conhecer melhor todo esse vasto campo de trabalho e conferir como está o mercado para esse profissional, continue a leitura.

O que faz um engenheiro de computação?

Como o próprio nome indica, o engenheiro atua no território computacional que, hoje em dia, é muito fértil. Embora o foco da formação seja o hardware — a parte física dos equipamentos —, as demandas para essa profissão têm interface com o software, ou seja, sistemas, programas e redes.

Mas, afinal, o que faz um engenheiro de computação em seu dia a dia de trabalho? Tudo depende da área de atuação do profissional, do cargo assumido e das especializações ao longo da formação. Porém, de modo geral, são funções comumente desempenhadas nessa carreira:

  • projetar e construir equipamentos periféricos, como teclados, monitores, placas de som e impressoras;
  • desenvolver e aperfeiçoar programas de computador;
  • criar aplicativos e sistemas mobile;
  • elaborar e executar projetos de rede;
  • participar de projetos de instalação de sistemas de telefonia;
  • criar sistemas de processamento e tratamento de dados;
  • automatizar máquinas com sistemas computadorizados baseados em Inteligência Artificial;
  • coordenar a implantação de projetos de robótica, e muito mais.

Enfim, o engenheiro de computação conhece profundamente o funcionamento de sistemas informatizados. Esse conhecimento permite uma vasta gama de aplicações profissionais.

Qual é o perfil de um engenheiro de computação?

Você gosta de tudo o que envolve tecnologia e inovação, como programas, códigos e aplicativos? Então, você provavelmente apresenta o perfil de um engenheiro de computação.

A área desperta o interesse de muitos jovens, está em expansão constante e proporciona boas oportunidades de emprego para os profissionais do setor. Por isso, é importante conhecer as habilidades que esse engenheiro deve desenvolver para ter sucesso na área.

Confira, a seguir, o perfil de um engenheiro de computação.

Gostar de lidar com números

O curso de Engenharia de Computação faz parte das Ciências Exatas. Assim, a graduação envolve disciplinas como Física, Cálculos Matemáticos e Estatística na grade curricular. Para ir bem nos conteúdos, é essencial gostar de números.

Ter um bom raciocínio lógico

O raciocínio lógico é uma característica muito importante para as pessoas que trabalham como engenheiras de computação. Isso porque os profissionais atuam diretamente com sistemas complexos e que exigem capacidade de solucionar problemas.

Em muitos casos, o trabalho consiste em analisar dados e buscar as melhores opções dentro do prazo definido. Portanto, as soluções precisam ser precisas e facilitar os processos, atendendo às demandas dos clientes e das empresas.

Durante o curso, é possível desenvolver essa habilidade, pois várias disciplinas estimulam o raciocínio lógico. Assim, aumentam a capacidade de pensar de maneira coerente, com agilidade e tranquilidade.

Manter-se atualizado em relação à tecnologia

O engenheiro de computação também deve gostar de se manter sempre atualizado. Afinal, a tecnologia muda o tempo todo, em relação às linguagens, às plataformas, aos programas e ao mercado em geral.

Para manter a sua empregabilidade e proporcionar o melhor serviço aos seus clientes, é fundamental utilizar a tecnologia de ponta para apresentar as melhores soluções. Com isso, você pode garantir a segurança dos processos.

Como é o mercado de trabalho para essa profissão?

O mercado de trabalho para o engenheiro de computação é bastante atrativo. Trata-se de uma profissão com crescimento constante e requisitada em todos os setores: industrial, empresarial, comercial e até residencial.

Para que você tenha uma ideia, um levantamento referente a esse mercado entre os anos de 2007 e 2017, feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e divulgado pela Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), chegou às seguintes conclusões:

  • o setor de Tecnologia de Informação, correlacionado à Engenharia de Computação, teve um aumento de 77% no número de vagas abertas no período;
  • na área de desenvolvimento mobile, uma das tendências definitivas no mercado de trabalho, o engenheiro de computação lidera o papel de profissional mais requisitado, ao lado dos cientistas de computação e dos especialistas em sistemas de informação.

Além dessas áreas, o engenheiro de computação encontra boas oportunidades de trabalho em:

  • companhias de telecomunicações;
  • indústria automobilística;
  • setor financeiro;
  • vendas de serviços de informática;
  • empresas de desenvolvimento de alta tecnologia.

Quais são as principais áreas de atuação?

Abaixo, veja uma breve descrição sobre o que faz um engenheiro de computação em cada uma das suas principais atuações.

Desenvolvimento mobile

Uma das áreas que mais absorvem os graduados é a de criação de aplicativos, especialmente, porque as empresas têm apostado fortemente em apps como ferramentas de negócio. Além disso, os sistemas de dispositivos móveis estão sempre se atualizando, o que faz o desenvolvedor mobile ter demandas contínuas.

Desenvolvedor de games

Com o conhecimento em programação que um engenheiro de computação tem, ele também pode atuar como desenvolvedor de games, tanto em empresas como por conta própria. Nessa área, o profissional projeta e cria jogos de consoles e computadores.

Fabricação de hardware

A atuação mais tradicional, que é projetar e construir equipamentos computacionais e periféricos, não perde sua relevância. Até porque o mercado se atualiza em ritmo acelerado — basta observar os smartphones, que a cada ano ganham versões novas e vão tornando as anteriores obsoletas.

Para tanto, o engenheiro sabe não apenas como projetar esses componentes, mas também, como interligá-los às unidades de processamento de dados.

Suporte técnico

À medida que a criação de novos equipamentos aumenta, cresce também o número de demandas relacionadas ao suporte técnico, outra atuação clássica do engenheiro de computação. Afinal, ninguém melhor do que o especialista da elaboração de hardware para prestar serviços de manutenção e consultoria técnica.

Automação industrial e robótica

Na indústria, o papel do engenheiro de computação ganha força com os avanços relacionados às máquinas autônomas e aos robôs colaborativos. Nesse caso, é ele, em parceria com outras áreas, que projeta equipamentos compatíveis aos sistemas de automação e próprios para a integração de hardware-software.

Ciência de dados

O engenheiro de computação pode se especializar em Data Science, um dos mercados mais promissores hoje em dia. Com o boom do Big Data nos últimos anos, as empresas buscam profissionais capazes de coordenar e implementar técnicas de análise e processamento massivo de dados para tomadas de decisão.

Empreendedorismo

O engenheiro de computação também pode empreender na área de informática. Por exemplo, abrir o próprio negócio para vender equipamentos de alta tecnologia, softwares e aplicações, ou então, para prestar serviços de consultoria ou suporte técnico especializado.

Quais são as principais ferramentas que auxiliam na Engenharia de Computação?

Em um curso como a Engenharia de Computação, em que a tecnologia está presente a todo o momento, existem diversas ferramentas que ajudam tanto o graduando quanto o profissional em seus projetos. As principais incluem:

  • Astah Professional: essa ferramenta faz modelagem UML combinada com mapeamento mental, DFD, ERD, CRUD, fluxograma, diagrama de requisitos, entre outros. Ela permite a criação de qualquer ilustração, gráfico ou diagrama;
  • MySQL Workbench: é uma ferramenta de design de banco de dados visual. Ela integra manutenção, criação, design de banco de dados, administração e desenvolvimento SQL em um único local de desenvolvimento integrado para o sistema de banco de dados MySQL;
  • StarUML: essa ferramenta pode modelar diversos tipos de diagramas. Um exemplo é o desenho de fluxogramas para que o estudante possa visualizar todos os processos que acontecem em uma sequência de tarefas;
  • Bizagi: é um software que oferece ferramentas para o desenho de processos de negócio usando o padrão BPMN. Ele permite conhecer as melhores práticas e os erros frequentes na modelagem de processos.

Como se tornar um engenheiro de computação?

Para começar a atuar como um engenheiro de computação, existem dois pré-requisitos:

  • ter um diploma de curso superior em Engenharia de Computação;
  • ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), o que só é possível após a conclusão da formação.

O curso de graduação dura cinco anos. Para dar conta de uma gama de atuações tão ampla, o currículo é bem completo, passando por disciplinas de Matemática, Programação, Web Design e Gestão. Veja alguns dos componentes da grade curricular:

  • arquitetura e organização de computadores;
  • lógica computacional;
  • estrutura de dados;
  • linguagens de programação;
  • segurança computacional;
  • circuitos elétricos e eletrônicos;
  • computação gráfica;
  • Inteligência Artificial;
  • jogos eletrônicos;
  • telecomunicações;
  • empreendedorismo;
  • gestão de pessoas;
  • serviços de TI.

Para complementar a formação, muitas faculdades exigem também a realização do estágio. Essencialmente, o aluno passa pela experiência de atuar em uma empresa, colocando na prática os conceitos estudados e enriquecendo o currículo para a inserção definitiva no mercado.

Agora que você sabe o que faz um engenheiro de computação e quais são as principais demandas para esse profissional, viu que é uma carreira promissora, não é? Por isso, caso você se identifique com o curso, vale a pena aprofundar sua curiosidade e buscar uma boa graduação, já que essa é a porta de entrada para o mercado profissional.