Bixo Aprovado
LUCAS BARBOSA - MEDICINA UNICAMP
Oficina: Lucas, ser aprovado no curso de Medicina é o sonho de milhares de estudantes pelo país. Qual é a sensação de estar em um seleto grupo que alcançou o objetivo e ingressou em uma universidade pública?
Aluno: Eu sempre tive noção de que seria um grande desafio e poderia encontrar dificuldades pelo caminho. Entretanto, nunca deixei de acreditar em mim. A sensação é maravilhosa, não dá para explicar. Reconhecimento pelo seu esforço é a melhor parte. Sentir que valeu a pena tudo que passei na Oficina durante esses anos é especial.
Oficina: De onde surgiu o sonho de ser médico?
Aluno: Sempre tive vontade de ser médico. Admiro demais a profissão e acredito que tenho o perfil exato dos profissionais da saúde. Durante o período em que estudei na Oficina foi quando tive certeza absoluta do que eu queria. Tive o apoio de todos os professores, que considero verdadeiros amigos, e também da coordenação pedagógica, que ajudou muito com os testes vocacionais.
Oficina: Como era a rotina de estudos para quem quer ser médico?
Aluno: De manhã procurava estar o mais atento e concentrado possível nas aulas e nos professores. Durante a tarde tinha aulas especiais para vestibulandos de medicina, no Check-up Oficina. Além disso, sempre aproveitava os plantões oferecidos pelo colégio. Quando chegava em casa, apenas revisava o que foi aprendido no dia.
Oficina: Quais dicas você pode dar para os estudantes que sonham em ser aprovados no mesmo curso e universidade que você?
Aluno: A melhor dica que eu posso dar é: estudem! Com dedicação e trabalho duro, o resultado aparece naturalmente. Pressão é natural que exista, mas não pode deixar que isso influencie de forma negativa. Quem faz os simulados semanalmente na Oficina, não vai ter problema, porque se acostuma com o controle de tempo e ansiedade. Enfim, foco e correr atrás dos objetivo.