Bixo Aprovado
SOFIA DA SILVA SANTOS - MEDICINA / USP E UNESP
Oficina: 1) Como era o seu cronograma de estudos?
Aluno: Meu cronograma de estudos levava em consideração uma regra: estudar o que eu aprendi nas aulas para não acabar esquecendo. Desse modo, depois do período de aulas, eu sempre buscava fazer exercícios sobre o assunto visto nelas, o que durava até às 19hrs / 21 hrs. É claro que, levando em consideração que meus estudos começavam ao mesmo tempo que as aulas, às 7hrs, eu sempre tinha janelas de descanso. E tudo isso era feito de segunda a sábado. Domingo era o meu dia de descanso, mas, caso eu precisasse, também usava ele.
Oficina: 2) Como o Pré-Vestibular da Oficina te ajudou a conquistar a vaga?
Aluno: O cursinho foi muito importante na minha vida. Meu Ensino Médio foi em escola pública. Então, eu não tive base nenhuma. O Pré-Vestibular, portanto, foi um divisor de águas na minha vida. Nele, eu aprendi a estudar de verdade e fiz amizades que vou levar para a vida toda. Sem ele, provavelmente, demoraria muito mais para atingir meu sonho.
Oficina: 3) O que você diria para um estudante que está se preparando para o vestibular de medicina esse ano?
Aluno: Diria para ele persistir. Existe uma música do Charlie Brown Júnior, chamada “Pontes Indestrutíveis”, que diz que "a volta por cima vem da continuação". E isso é a mais pura verdade. Não adianta alguém ser inteligente, se não for determinado. E determinação, para mim, é continuar insistindo mesmo quando tudo diz que não. Lidar com o vestibular e a pandemia é extremamente difícil, mas não impossível. Existe uma luz no fim do túnel, mas ela só será vista depois de uma boa caminhada. Eu também diria, e talvez isso seja o mais importante, para ele cuidar da sua saúde mental. Para isso, existem várias formas. Uma que eu gosto muito é ter boas amizades, que vão segurar sua mão no dia da angústia e que te proporcionarão momentos verdadeiros.
Oficina: 4) Como sua família e amigos te ajudaram (ou não) na preparação?
Aluno: Minha família sempre apoiou meu sonho. Sendo assim, meu pai me ajudou financeiramente e minha mãe psicologicamente. Eles foram meus grandes amigos. Além deles, também tive verdadeiras amizades que ouviram meus desabafos, que me incentivaram a continuar e que me socorreram, quando eu não entendia algum exercício ou o ponto de alguma matéria.
Oficina: 5) Qual o sentimento de ter sido aprovada?
Aluno: Depois de tantos anos lutando por isso (3), é um sonho se tornando realidade. O sentimento de ser aprovada, infelizmente, é indescritível. Mas, se for pra tentar descrever, é uma explosão de alegria, alívio e satisfação.