• banner bolsa de estudo
  • banner aprovação medicina
  • banner aprovados

Bixo Aprovado

  • Compartilhar
  • Oficina do Estudante no Facebook
  • Oficina do Estudante no Twitter
  • Imprimir Imprimir

MARIA LUIZA TASSINATO – DIREITO / UFMG


Maria Luiza Tassinato, carinhosamente chamada de Malu, de 18 anos, que residia em Campinas (SP), está entre os estudantes do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante que conseguiram ingressar no Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021. Malu está cursando Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na capital Belo Horizonte. Para tal, a jovem precisou ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela obteve média simples de 696,48 e 880 na redação.

Oficina: Como foi a preparação para o vestibular/Enem em época de pandemia?

Aluno: Foi bem complicada a adaptação, mas a equipe da Oficina do Estudante é incrível: ajudaram muito, com todo o apoio possível, e a plataforma de estudos ficou ótima.

Oficina: Qual foi a maior dificuldade?

Aluno: Manter a concentração com certeza! Estudar em casa é muito diferente do colégio. O ambiente escolar, com todo mundo junto e a mesma meta faz muita falta.

Oficina: Como era o seu cronograma de estudos?

Aluno: Sobre o meu cronograma de estudos, eu tenho que agradecer o Neto e o Wander (orientadores pedagógicos do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante). Marcar horário com eles me salvou, eu ficava muito em dúvida de como estudar e o que priorizar. Minhas aulas eram das 14h até 18h. Eu costumava acordar entre 8h e 9h e fazia os exercícios do dia anterior. Depois das aulas, eu sempre comparecia nos plantões, principalmente Física e Matemática. Durante a noite, eu fazia alguns resumos das matérias do dia, nada com um horário muito restrito, porque em cada matéria o meu desempenho era diferente.

Oficina: O que te exigiu mais tempo de estudo? Como sua família e amigos te ajudaram (ou não) na preparação?

Aluno: As matérias de exatas, que tenho muita dificuldade, e a redação para conseguir uma boa pontuação e alavancar minha nota. Sobre minha família, minha mãe sempre me apoiou muito. Em todos os momentos difíceis, que eu pensava em desistir, ela estava lá para me ajudar. Da mesma forma, meus amigos sempre acreditaram no meu potencial e mandavam muitas mensagens de apoio!

Oficina: Quais os motivos da sua escolha de curso? O que você diria para um estudante que está se preparando para o vestibular esse ano, mesmo com todas as incertezas da pandemia?

Aluno: Durante o Ensino Médio tive palestra com alguns advogados e me apaixonei pela profissão. Sempre gostei de debates e política, então optei pelo Direito. Para os estudantes, digo que é um momento complicado e eu entendo perfeitamente: todo dia são dúvidas diferentes e incertezas, mas isso não pode te abalar! O momento de aprovação é muito gratificante e você vai perceber que tudo valeu a pena. Estude no seu ritmo e não perca o foco da sua meta!