Bixo Aprovado
GABRIELA LIMA CARNAÚBA – MEDICINA / UFTM
Oficina: Como foi a preparação para o vestibular/Enem em época de pandemia?
Aluno: O período pré-vestibular já é uma fase desafiadora por si só. No meu caso, a pandemia reforçou isso, principalmente com instabilidade emocional que trouxe consigo, somando o medo da contaminação e a tristeza pela situação do País e do mundo às dificuldades emocionais comuns do vestibulando.
Oficina: Qual foi a maior dificuldade?
Aluno: Foi bem difícil de lidar com a insegurança e o medo de outra reprovação. O que me ajudou muito foi pensar na reprovação não como um sinônimo de “derrota”, mas como apenas um aviso de que a aprovação demoraria um pouco mais para chegar, já que a caminhada é contínua.
Oficina: O que te exigiu mais tempo de estudo?
Aluno: O estudo para a redação certamente me exigiu mais tempo, não só na escrita dos textos, mas também nos plantões de dúvidas, pesquisa de repertórios e estudo de textos de aprovados nos vestibulares anteriores.
Oficina: Como a sua família e amigos te ajudaram (ou não) na preparação?
Aluno: Ter uma rede de apoio foi algo muito importante na minha preparação. Sou muito grata aos meus pais e namorado, que comemoraram comigo pequenas vitórias, como resultados positivos em simulados, e me confortaram em momentos de insegurança e resultados negativos, que também fazem parte da trajetória.
Oficina: Quais os motivos da sua escolha de curso? E, O que você diria para um estudante que está se preparando para o vestibular esse ano, mesmo com todas as incertezas da pandemia?
Aluno: Quando era mais nova, começou a crescer em mim o sonho de fazer medicina, e a cada consulta de rotina eu olhava para o médico com admiração e pensava que um dia queria estar em seu lugar. Mas, só tive certeza dessa escolha quando, no Ensino Médio, pesquisei muito sobre outros cursos e não me imaginava exercendo outra profissão. E, eu diria para cuidar bastante de si, sempre se permitindo ter momentos de lazer e descanso entre os períodos de estudo. Se já era algo essencial no período pré-vestibular antes da pandemia, agora acho ainda mais importante, considerando as dificuldades emocionais que essa situação gera.