• banner bolsa de estudo
  • banner aprovação medicina
  • banner aprovados unicamp
  • banner aprovados

Bixo Aprovado

  • Compartilhar
  • Oficina do Estudante no Facebook
  • Oficina do Estudante no Twitter
  • Imprimir Imprimir

GABRIELA LIMA CARNAÚBA – MEDICINA / UFTM


Gabriela Lima Carnaúba, de 18 anos, que reside em Campinas (SP), está entre os estudantes do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante que conseguiram ingressar no Ensino Superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021. Gabriela vai cursar Medicina na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba. Para tal, a jovem precisou ir bem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ela obteve média simples de 799,92 e 880 na redação.

Oficina: Como foi a preparação para o vestibular/Enem em época de pandemia?

Aluno: O período pré-vestibular já é uma fase desafiadora por si só. No meu caso, a pandemia reforçou isso, principalmente com instabilidade emocional que trouxe consigo, somando o medo da contaminação e a tristeza pela situação do País e do mundo às dificuldades emocionais comuns do vestibulando.

Oficina: Qual foi a maior dificuldade?

Aluno: Foi bem difícil de lidar com a insegurança e o medo de outra reprovação. O que me ajudou muito foi pensar na reprovação não como um sinônimo de “derrota”, mas como apenas um aviso de que a aprovação demoraria um pouco mais para chegar, já que a caminhada é contínua.

Oficina: O que te exigiu mais tempo de estudo?

Aluno: O estudo para a redação certamente me exigiu mais tempo, não só na escrita dos textos, mas também nos plantões de dúvidas, pesquisa de repertórios e estudo de textos de aprovados nos vestibulares anteriores.

Oficina: Como a sua família e amigos te ajudaram (ou não) na preparação?

Aluno: Ter uma rede de apoio foi algo muito importante na minha preparação. Sou muito grata aos meus pais e namorado, que comemoraram comigo pequenas vitórias, como resultados positivos em simulados, e me confortaram em momentos de insegurança e resultados negativos, que também fazem parte da trajetória.

Oficina: Quais os motivos da sua escolha de curso? E, O que você diria para um estudante que está se preparando para o vestibular esse ano, mesmo com todas as incertezas da pandemia?

Aluno: Quando era mais nova, começou a crescer em mim o sonho de fazer medicina, e a cada consulta de rotina eu olhava para o médico com admiração e pensava que um dia queria estar em seu lugar. Mas, só tive certeza dessa escolha quando, no Ensino Médio, pesquisei muito sobre outros cursos e não me imaginava exercendo outra profissão. E, eu diria para cuidar bastante de si, sempre se permitindo ter momentos de lazer e descanso entre os períodos de estudo. Se já era algo essencial no período pré-vestibular antes da pandemia, agora acho ainda mais importante, considerando as dificuldades emocionais que essa situação gera.