• banner bolsa de estudo
  • banner aprovação medicina
  • banner aprovados unicamp
  • banner aprovados

Bixo Aprovado

  • Compartilhar
  • Oficina do Estudante no Facebook
  • Oficina do Estudante no Twitter
  • Imprimir Imprimir

AMANDA NASCIMENTO GONÇALVES | UNICAMP, UNESP E IFBA


“A sensação foi de ansiedade ao procurar o nome na lista e de alívio ao encontrá-lo. Senti a adrenalina na hora, foi muita emoção. A Unicamp antecipou a primeira chamada, foi uma surpresa.”

Essa resposta é da Amanda Nascimento Gonçalves, 21 anos, ex-aluna do pré-vestibular, agora é bixete de Odontologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e irá estudar no campus de Piracicaba.


Ela também passou no mesmo curso, na Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) e em Radiologia, no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Parabéns pela aprovação, Amanda. Muito sucesso e seja muito feliz nessa nova etapa!

Oficina: Você fez cursinho seguido do Ensino Médio? O que motivou você a fazer curso pré-vestibular? Conte sobre a sua rotina e como foi o seu ano de estudos.

Aluno: Sim, terminei o Ensino Médio e comecei a fazer cursinho no Oficina. O principal motivo foi realizar o sonho de fazer uma universidade pública, dentre elas, as mais renomadas do estado de São Paulo.

Nesse ano de estudos de 2023, adquiri mais autoconhecimento, passei a ser mais flexível em relação às horas de estudo, a respeitar meus limites e a aprimorar meus pontos fracos, com o intuito de aumentar a produtividade e a qualidade do aprendizado.

Minha rotina consistia em acordar cedo e assistir todas as aulas no cursinho. No período da tarde e da noite, eu estudava por meio de revisões e listas de exercícios. O estudo em si era muito constante, aulas e simulados também aos sábados, estudo no domingo, feriado e até nas férias. Também tive imprevistos, não foi um ano tranquilo: fiz muitos meses de Fisioterapia, abandonei as redes sociais e momentos de lazer. Manter o equilíbrio, o foco e a estratégia correta foram decisivos para mim.

Oficina: Por que a escolha por Odontologia?

Aluno: Desde nova, já sabia que iria para um curso na área da Saúde. Logo quando terminei o Ensino Médio, entrei em Odontologia em uma universidade particular mas não pude fazer.

Após ter prestado outras profissões e conquistado as aprovações, o adoecer e a perda do meu pai na metade do processo e no dia do vestibular da Unicamp me levaram a um maior amadurecimento.

Ao longo de três anos e meio de cursinho, resolvi ir mais longe: decidi que desta vez, eu estava preparada para resgatar a Odontologia e homenageá-lo também. Meu pai era protético, a realização deste sonho também teve muita contribuição dele. Desde pequena, eu estava presente no laboratório de prótese que ele trabalhava, com 8 anos cheguei a fazer a minha primeira dentadura.

Oficina: Qual universidade e curso escolheu? Por que?

Aluno: Escolhi o curso de Odontologia na Unicamp, campus Piracicaba, pois sempre tive vontade de fazer essa universidade, já que minha mãe fez Pedagogia lá quando eu tinha dois anos de idade. O campus é lindo, a localização é ótima e a cidade é bem próxima de Campinas, o que facilita muito.

Oficina: Como a Oficina do Estudante ajudou você a conquistar a vaga? Tem algum professor que você queira destacar na sua jornada de Oficina? Se sim, conte quem é, o motivo ou algo que ele tenha falado e marcado você.

Aluno: A Oficina do Estudante me ajudou muito na preparação para o vestibular. Desfrutar de toda estrutura oferecida foi essencial: material didático, resoluções, plantões de dúvidas, aulas completas e simulados. Toda a equipe pedagógica e os funcionários do curso estiveram presentes em todos os momentos, inclusive nos dias dos vestibulares. O projeto da aprovação foi construído em conjunto, os coordenadores também me auxiliaram com as técnicas de estudo e com as melhores escolhas.

A equipe de professores do Oficina foi muito especial: o professor Sebastian, de Geografia, foi excelente, ele apresentou um material impecável com sínteses dos conteúdos, inclusive, sobre geopolítica. Além dele, a professora Cláudia, de Matemática, e a Dani, de Redação, contribuíram muito para a minha evolução, por meio da abordagem dessas duas disciplinas com aulas aprofundadas. Me recordo da Cláudia: “não está fazendo nada, então faz exercícios”. Ao mesmo tempo, as aulas do professor Neto, de História: “O que a vida quer da gente é coragem” e as do Gusta, de Biologia, foram marcantes pela alta qualidade.

Oficina: Qual dica / quais dicas você pode dar para quem tem o objetivo de passar numa universidade pública?

Aluno: Em relação a elaboração da redação: treinem um texto por semana e TODA SEMANA, leiam notícias, um pouco por dia e TODOS OS DIAS. Isso foi o diferencial para mim, foi o que aperfeiçoou a minha escrita.

Quanto ao vestibular, tenham resistência física e controle emocional. Vestibulandos, se preparem para o pior, treinem como atletas profissionais e estejam preparados para o imprevisível. Pode chover forte no momento das provas e ter até mesmo intensas ondas de calor como foi em 2023. Mesmo que tudo pareça perdido, acreditem, sinceramente, em seus sonhos e sejam mais fortes, o resultado virá.