• banner bolsa de estudo
  • banner aprovação medicina
  • banner aprovados unicamp
  • banner aprovados

Bixo Aprovado

  • Compartilhar
  • Oficina do Estudante no Facebook
  • Oficina do Estudante no Twitter
  • Imprimir Imprimir

ISADORA VILELA DE MELLO | UFRJ, UNICAMP, HULT, UNIVERSIDADE DE COIMBRA E DO PORTO


Isadora Vilela de Mello terminou, em 2023, o Ensino Médio na Unidade Brasil e conquistou grandes feitos nas provas dos vestibulares. Isa passou em 1º lugar no curso de Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Ciências Econômicas, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), além da aprovação e bolsa de estudos por mérito em Business na Hult (Boston/Londres) e aprovação em Economia na Universidade de Coimbra e do Porto (Portugal).

A aluna de 17 anos, apesar das relevantes aprovações aqui no Brasil, resolveu seguir seu sonho de estudar fora do país, em Portugal. “Decidi ir para a Universidade do Porto! Além de muito renomada, a cidade é muito linda!” Parabéns, Isa! Esperamos que você realize todos os seus sonhos! Estamos torcendo por você!

Oficina: Você passou direto da 3ª série do Médio. Esperava por essa aprovação?

Aluno: Pode parecer desumilde, mas sim. Vou explicar melhor: na 2ª série do Ensino Médio, os professores recomendaram que a gente prestasse os Vestibulares em um curso fácil para conhecer a prova da segunda fase na prática. Eu fiz isso, me inscrevi em Administração Pública na Unicamp e passei, com isso, eu tive noção da prova e quais pontos eu deveria melhorar. Para o ENEM, também fiz como treineira na 1ª série e vi que minhas notas já eram muito boas e se eu continuasse estudando, elas melhorariam ainda mais.

Neste último ano do Ensino Médio, tivemos muitos simulados que ajudaram a medir meu progresso e montar estratégias para cada prova. Por isso, eu esperava que passaria em pelo menos uma, mas claro que sempre fica o medinho de não passar.

Oficina: Qual foi a sua sensação ao ver seu nome na lista de aprovados? Conte mais sobre as suas opções de cursos: por que Engenharia de Produção e Economia, já que eles são tão diferentes?

Aluno: Realmente é uma sensação muito incrível, é quase que um alívio porque depois de tanto esforço, veio a recompensa. Na UFRJ, foi extremamente emocionante ver o “primeiro lugar”!! Eu não estava esperando por isso e foi incrível!! Tem até um vídeo, quem quiser assistir, está no Tik Tok do Colégio (https://vm.tiktok.com/ZMMpt8Trb/)

Acho que o mais emocionante foi ver que passei em Coimbra, porque quero muitooo ir para Portugal e isso é a materialização do sonho. Infelizmente, não tenho vídeo porque eles mandaram um email que eu li pela barra de notificações e já começava assim: “Bem-vinda à Coimbra”. Mas, de qualquer forma, foi muito legal. Apesar de diferentes, ambas são um meio de chegar ao fim que eu desejo. Eu sempre quis ter uma empresa, desde pequena eu tinha um espírito empreendedor, por isso faria sentido fazer Administração. Eu analisei bastante entre Adm e Economia, vi a grade de aulas, conversei com pessoas que estudaram nesses cursos, conversei com pessoas que estão onde eu quero chegar e acabei percebendo que Economia era a melhor escolha para mim! Uma boa mistura entre as coisas que eu gosto de estudar (literalmente, todas as matérias do curso de Economia) e um meio de alcançar meus objetivos.

Tá, mas onde entra Engenharia de produção nessa história? Por eu gostar muito de Matemática e ir bem em Exatas, todo mundo me falava “você precisa cursar Engenharia”, então eu comecei a refletir sobre o curso, e dentre eles, a Engenharia de Produção pareceu a melhor escolha. Conversei com pessoas que cursaram Engenharia de Produção e elas me disseram que era a “Administração versão Exatas”, então pra mim fazia sentido. Mas, realmente, foi mais pressão exterior do que de fato o que eu queria.

Oficina: Conte sobre a sua rotina e como foi o seu ano de estudos.

Aluno: Na minha rotina, eu valorizo MUITO o equilíbrio. Eu estudo bastante e me dedico demais a isso, porém isso não pode ser tudo, entende? Eu priorizo passar tempo de qualidade com amigos e família, ter hobbies, praticar uma atividade física, dormir bem e estar com a saúde física e mental em dia.

Às vezes, a gente tem a falsa impressão que quanto mais estudar, mais vai aprender, mas não é assim, pois uma vez que o seu corpo e mente estão muito cansados, seu desempenho começa a cair.

Por isso, para aumentar meu rendimento nos estudos, eu não SÓ estudava. Todos os dias da semana, eu estudava durante a tarde depois da aula, não sei dizer quantas horas, mas não importa pq qualidade > quantidade e tentava ir na academia pelo menos 4x na semana.

Um dos fatores que também me ajudou muito é que no terceiro ano eu já tinha os resumos prontos que eu tinha feito nos outros anos, então foi bem mais fácil para revisar, o que é um excelente método para aumentar a memorização.

Oficina: Como os professores da Oficina ajudaram você a conquistar a vaga? Tem algum professor que você queira destacar na sua jornada de Oficina? Se sim, conte quem é, o motivo ou algo que ele tenha falado e marcado você.

Aluno: Eles me ajudaram de tantas formas que é difícil explicar. Eu entrei no Oficina no primeiro ano e era durante a pandemia. A animação deles, as piadas que tornavam as aulas mais leves, o amor por ensinar, as histórias engraçadas durante as aulas, o carinho com os alunos, tudo isso foi muito importante para me motivar a continuar estudando, mesmo muito muito cansada da pandemia e aulas on-line. Às vezes, eu pensava em desistir, mas talvez até sem saber, eles me faziam continuar. Eles foram assim durante todo o Ensino Médio e isso faz uma diferença gigante porque, quando você gosta de uma aula, aprende muito mais. O método de ensino dos professores é maravilhoso! Além disso, eles são muito experientes e sempre dão dicas muito valiosas!

É complicado mencionar só um. Primeiramente, gostaria muito de agradecer a todos, porque todos fizeram a diferença de alguma forma. Tenho um carinho especial por vocês!

O Pietro - e seus discursos que faziam a sala inteira chorar - me marcou muito. Me marcou como ele acreditava em mim mesmo eu não acreditando, me marcou o discurso dele sobre “eu não vou desistir de vocês e eu espero que vocês também não desistam de mim” e um dos últimos discursos dele sobre seguir seus sonhos.

Também, ao Giu pela carta de recomendação e toda a ajuda no meu terceiro ano. Fábio, obrigada por me falar um dia “já pensou em Portugal?”, pela carta de recomendação e por tantas aulas incríveis! Muito obrigada, vocês são incríveis.

Oficina: Qual dica / quais dicas você pode dar para quem tem o objetivo de passar numa universidade pública?

Aluno: - Estude muito; - Tenha autonomia, NÃO espere as coisas caírem de “mãos beijadas” para você; - Equilibre os estudos com outras áreas da vida e não queime a largada; - Revise o conteúdo sempre para não esquecer; - Não deixe de estudar por métodos ativos (e todo método que você precisa realmente pensar e extrair uma informação do seu cérebro, como ao explicar a matéria ou fazer exercícios).

Av. Brasil, 601 - Campinas/SP Fone: 19-3241.6688