• banner bolsa de estudo
  • banner aprovação medicina
  • banner aprovados unicamp
  • banner aprovados

Tira Dúvidas

  • Compartilhar
  • Oficina do Estudante no Facebook
  • Oficina do Estudante no Twitter
  • Imprimir Imprimir

Por que a Amazônia é importante?

22 de Agosto de 2019

Resumo: considerada a região de maior biodiversidade do planeta, o bioma Amazônia é de extrema importância para a manutenção do equilíbrio ambiental do mundo

Por Rafaela Sousa 
Mundo Educação/ UOL 

Amazônia é um dos biomas brasileiros e abrange territórios de países vizinhos. Conhecido como bioma de maior biodiversidade do mundo, possui diversas particularidades, que a diferem de todos os outros, com relação a sua vegetação extremamente densa, a sua fauna e flora diversificada ou a seus rios extensos e de extrema importância para o país.

O bioma Amazônia é o maior do país (correspondendo a, aproximadamente, 49% do território brasileiro) e abriga também a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo.

Esse conjunto de ecossistemas é de extrema importância para manter o equilíbrio ambiental da Terra, sendo, portanto, necessário preservá-lo. Contudo, é fato que isso não está acontecendo, baseando-nos nos índices de desmatamento, vemos que essa região está cada vez mais visada mundialmente, o que tem aumentado sua exploração.

Dados gerais

Abrangência: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Área total: aproximadamente 6,9 milhões km2.

Área brasileira: 4.196.943 milhões de km2, segundo o IBGE.

Estados brasileiros abrangidos: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Vegetação

Quando se fala no bioma Amazônia, referimo-nos diretamente à maior floresta tropical do mundo: a Floresta Amazônica. Aproximadamente, 22% das espécias nativas do mundo encontram-se nesse bioma e, especificamente, na floresta, que abrange uma área de cerca de cinco milhões de km².

Além da densa Floresta Amazônica, o bioma também conta com muitos outros ecossistemas, como as várzeas (florestas alagadas) e as savanas, e com um complexo sistema hidrográfico. As florestas contínuas correspondem a, aproximadamente, 3.650.000 km².

A vegetação da Amazônia divide-se, basicamente, em três categorias:

1-) Mata de terra firme: tipo de vegetação localizada nas partes mais altas da região abrangida pelo bioma. Por esse motivo, as áreas de terra firme não sofrem inundações. Exemplos: palmeira e castanheira-do-pará

2-) Mata de várzea: tipo de vegetação localizada nas regiões de altitude intermediária. Essas áreas encontram-se alagadas durante um determinado período do ano. As áreas que se encontram nas partes mais altas inundam-se por um tempo menor, já as áreas que se encontram um pouco mais baixas inundam-se por um tempo maior. Exemplo: palmeira, açaizeiro, açacu, andiroba.

3-) Mata de igapó: tipo de vegetação localizado nas regiões mais baixas do bioma, e, por esse motivo, essas áreas permanecem alagadas quase todo o ano. Essa vegetação encontra-se geralmente ao longo dos rios de águas negras. Exemplo: espécies hidrófilas (adaptadas às regiões alagadas), como vitória-régia e bromélia.

Fauna e flora

A biodiversidade da Amazônia é surpreendente e, por esse motivo, está sob os olhares do mundo todo. Muitas espécies que habitam seus ecossistemas sequer foram estudadas.

Segundo a World Wide Fund for Nature Brasil (WWF Brasil), foram classificados cientificamente no bioma cerca de 40 mil espécies de vegetais; 427, de mamíferos; 1294, de aves; 378, de répteis; 427, de anfíbios; aproximadamente 3 mil espécies de peixes; e cerca de 128.840 espécies de invertebrados. Isso apenas na parte do bioma que se encontra no território brasileiro.

A respeito da flora, as espécies de vegetais dividem-se em árvores, ervas, arbustos, trepadeiras e lianas (cipós). Boa parte dessas espécies apresenta um grande potencial medicinal e, consequentemente, atrai o mercado farmacêutico, colaborando então para o crescimento econômico. Essas plantas são utilizadas também pelos indígenas que habitam a região. Alguns exemplos: carqueja, unha de gato, capim-santo. 

No que diz respeito à fauna, assim como à flora, muitas espécies ainda são desconhecidas pelos estudiosos, e, mesmo assim, há uma imensa variedade de animais registrada, o que evidencia a grandiosidade desse bioma. Os principais representantes da fauna amazônica são: onça-pintada, anta, lobo-guará, capivara, jacaré, tartaruga, macaco, sucuri, peixe-boi, papagaio, arara, tucano, tatu, jararaca. 

Clima

Amazônia é uma região bastante úmida e quente, e isso deve-se à existência das florestas, que, por meio da evapotranspiração, perdem água para o meio ambiente. O Oceano Atlântico também é responsável por essa umidade elevada. O clima predominante é o equatorial úmido, com temperatura média de 27,9 ºC, durante a estação de menor umidade, e de 25,8 ºC, na estação de maior pluviosidade.

A umidade do ar chega a 88% na época das chuvas intensas, contudo, mesmo na estação seca, essa permanece elevada, chegando a 77%. Em relação à pluviosidade, chove na Amazônia cerca de 1.500 mm a 3.000 mm todos os anos, segundo a WWF Brasil.

Hidrografia

O Rio Amazonas é o maior em extensão do Brasil.

A Bacia Amazônica é uma rede de drenagem formada por um rio principal, o Rio Amazonas, e seus afluentes, ocupa uma área de, aproximadamente, 7 milhões de km2. O Rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes, desaguando no Oceano Atlântico, e divide-se em três partes: quando adentra os países andinos, é chamado de Rio Marañon; ao adentrar o Brasil, é chamado de Rio Solimões; e, ao encontrar as águas do Rio Negro, passa a chamar-se Rio Amazonas. Ao percorrer esse caminho, é alimentado por diversos outros rios que nele depositam suas águas.

Os rios existentes no bioma Amazônia podem ser classificados segundo a cor de suas águas:

Rios barrentos: apresentam deposição de sedimentos e concentração de nutrientes. Exemplo: Rio Amazonas.

Rios de águas pretas: apresentam concentração de areia e húmus. Exemplo: Rio Negro.

Rios de águas claras: têm pouca concentração de nutrientes e sedimentos, e apresentam corredeiras. Exemplo: Rio Xingu.

Outros grandes rios da Bacia Amazônica são:

Rio Javari

Rio Tapajós

Rio Madeira

Rio Juruá

Rio Içá

Rio Purus

Rio Xingu

Rio Paru

Amazônia Legal

A Amazônia Legal é um conceito político, e não geográfico, criado pelo governo do Brasil, correspondente à área de nove estados do país, os quais abrangem toda a região do bioma Amazônia, são esses: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e uma porção do estado do Maranhão.

Essa atual abrangência da Amazônia Legal foi instituída pela Constituição Federal de 1988, dadas as novas configurações do território brasileiro naquele período, como a criação do estado do Tocantins.

Essa região é habitada por, aproximadamente, 22 milhões de pessoas, das quais cerca de 250 mil são indígenas, de acordo com dados da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A área ocupada pela Amazônia Legal é de, aproximadamente, 5.217.423 km2, abrangendo, além do bioma Amazônia, também uma parte do Cerrado e do Pantanal.

A criação da Amazônia Legal tem por objetivo o planejamento e o desenvolvimento tanto econômico quanto social dos estados abrangidos pelo bioma Amazônia. Por ser uma região pouco povoada e pouco desenvolvida, viu-se a necessidade de promoção de ações que auxiliassem esses estados a crescerem.

Desmatamento

O desmatamento do bioma Amazônia tem alertado o mundo todo, dada a sua importância para o equilíbrio ambiental mundial. Pesquisadores, ambientalistas e representantes do governo de vários países e do Brasil têm demonstrado preocupação quanto à preservação do bioma e de sua biodiversidade.

Em 2019, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apresentou dados quanto ao desmatamento do bioma. A divulgação revela que o desmatamento da Floresta Amazônica aumentou em 278% em relação ao período do ano anterior. Foram 2.254,9 quilômetros quadrados devastados, um número alarmante. Esses dados são monitorados pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real, o Deter, via satélite.

Segundo informações levantadas pelo Observatório do Clima, o desmatamento na região do bioma Amazônia cresceu, entre 2018 e 2019, 49,5%, quando comparado ao mesmo período, entre 2017 e 2018. O estado do Pará é o mais afetado. De acordo com o coordenador geral do MapBiomas, Tasso Azevedo, foram devastadas cerca de 1,5 milhão de árvores em 90 dias no estado, o que representa cerca de 1.713 km2 devastados.

Dados da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg) informam-nos de que aproximadamente 68% das áreas protegidas na Amazônia estão sofrendo alguma ameaça mediante interferências relacionadas à infraestrutura de transporte; à energia; à mineração e às queimadas. A rede também afirma que 90% do desmatamento do bioma são realizados nas proximidades das malhas viárias.

Curiosidades

A Amazônia é considerada, pela Unesco, patrimônio natural da humanidade.

O Rio Amazonas, alimentado por milhares de afluentes, despeja no Oceano Atlântico cerca de 200 milhões de litros de água doce por segundo.

O maior animal da fauna amazônica é o peixe-boi, com cerca de meia tonelada e até três metros de comprimento.

No Rio Amazonas, é encontrado o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu.

O Dia da Amazônia é comemorado em 5 de setembro.

Indispensável

O bioma Amazônia:

- abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, bem como a maior floresta tropical.

- é considerado o conjunto de ecossistemas de maior diversidade do planeta.

- abriga milhares de espécies de animais e vegetais, entre catalogados e desconhecidos.

- tem em sua flora um enorme potencial medicinal, atraindo olhares do mundo todo.

- é responsável não só pelo equilíbrio ambiental do Brasil mas também influencia toda a dinâmica climática da Terra.

- tem sido cada vez mais desmatado, apesar de sua tamanha importância.

- tem perdido sua cobertura vegetal em diversas áreas, alterando não só as condições climáticas da região como também colocando em risco toda a biodiversidade.


Resumo: considerada a região de maior biodiversidade do planeta, o bioma Amazônia é de extrema importância para a manutenção do equilíbrio ambiental do mundo

Por Rafaela Sousa 
Mundo Educação/ UOL 

Amazônia é um dos biomas brasileiros e abrange territórios de países vizinhos. Conhecido como bioma de maior biodiversidade do mundo, possui diversas particularidades, que a diferem de todos os outros, com relação a sua vegetação extremamente densa, a sua fauna e flora diversificada ou a seus rios extensos e de extrema importância para o país.

O bioma Amazônia é o maior do país (correspondendo a, aproximadamente, 49% do território brasileiro) e abriga também a maior floresta tropical e a maior bacia hidrográfica do mundo.

Esse conjunto de ecossistemas é de extrema importância para manter o equilíbrio ambiental da Terra, sendo, portanto, necessário preservá-lo. Contudo, é fato que isso não está acontecendo, baseando-nos nos índices de desmatamento, vemos que essa região está cada vez mais visada mundialmente, o que tem aumentado sua exploração.


Dados gerais

Abrangência: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

Área total: aproximadamente 6,9 milhões km2.

Área brasileira: 4.196.943 milhões de km2, segundo o IBGE.

Estados brasileiros abrangidos: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.

Vegetação

Quando se fala no bioma Amazônia, referimo-nos diretamente à maior floresta tropical do mundo: a Floresta Amazônica. Aproximadamente, 22% das espécias nativas do mundo encontram-se nesse bioma e, especificamente, na floresta, que abrange uma área de cerca de cinco milhões de km².

Além da densa Floresta Amazônica, o bioma também conta com muitos outros ecossistemas, como as várzeas (florestas alagadas) e as savanas, e com um complexo sistema hidrográfico. As florestas contínuas correspondem a, aproximadamente, 3.650.000 km².

A vegetação da Amazônia divide-se, basicamente, em três categorias:

1-) Mata de terra firme: tipo de vegetação localizada nas partes mais altas da região abrangida pelo bioma. Por esse motivo, as áreas de terra firme não sofrem inundações. Exemplos: palmeira e castanheira-do-pará

2-) Mata de várzea: tipo de vegetação localizada nas regiões de altitude intermediária. Essas áreas encontram-se alagadas durante um determinado período do ano. As áreas que se encontram nas partes mais altas inundam-se por um tempo menor, já as áreas que se encontram um pouco mais baixas inundam-se por um tempo maior. Exemplo: palmeira, açaizeiro, açacu, andiroba.

3-) Mata de igapó: tipo de vegetação localizado nas regiões mais baixas do bioma, e, por esse motivo, essas áreas permanecem alagadas quase todo o ano. Essa vegetação encontra-se geralmente ao longo dos rios de águas negras. Exemplo: espécies hidrófilas (adaptadas às regiões alagadas), como vitória-régia e bromélia.

Fauna e flora

A biodiversidade da Amazônia é surpreendente e, por esse motivo, está sob os olhares do mundo todo. Muitas espécies que habitam seus ecossistemas sequer foram estudadas.

Segundo a World Wide Fund for Nature Brasil (WWF Brasil), foram classificados cientificamente no bioma cerca de 40 mil espécies de vegetais; 427, de mamíferos; 1294, de aves; 378, de répteis; 427, de anfíbios; aproximadamente 3 mil espécies de peixes; e cerca de 128.840 espécies de invertebrados. Isso apenas na parte do bioma que se encontra no território brasileiro.

A respeito da flora, as espécies de vegetais dividem-se em árvores, ervas, arbustos, trepadeiras e lianas (cipós). Boa parte dessas espécies apresenta um grande potencial medicinal e, consequentemente, atrai o mercado farmacêutico, colaborando então para o crescimento econômico. Essas plantas são utilizadas também pelos indígenas que habitam a região. Alguns exemplos: carqueja, unha de gato, capim-santo. 

No que diz respeito à fauna, assim como à flora, muitas espécies ainda são desconhecidas pelos estudiosos, e, mesmo assim, há uma imensa variedade de animais registrada, o que evidencia a grandiosidade desse bioma. Os principais representantes da fauna amazônica são: onça-pintada, anta, lobo-guará, capivara, jacaré, tartaruga, macaco, sucuri, peixe-boi, papagaio, arara, tucano, tatu, jararaca. 

Clima

Amazônia é uma região bastante úmida e quente, e isso deve-se à existência das florestas, que, por meio da evapotranspiração, perdem água para o meio ambiente. O Oceano Atlântico também é responsável por essa umidade elevada. O clima predominante é o equatorial úmido, com temperatura média de 27,9 ºC, durante a estação de menor umidade, e de 25,8 ºC, na estação de maior pluviosidade.

A umidade do ar chega a 88% na época das chuvas intensas, contudo, mesmo na estação seca, essa permanece elevada, chegando a 77%. Em relação à pluviosidade, chove na Amazônia cerca de 1.500 mm a 3.000 mm todos os anos, segundo a WWF Brasil.


Hidrografia

O Rio Amazonas é o maior em extensão do Brasil.

A Bacia Amazônica é uma rede de drenagem formada por um rio principal, o Rio Amazonas, e seus afluentes, ocupa uma área de, aproximadamente, 7 milhões de km2. O Rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes, desaguando no Oceano Atlântico, e divide-se em três partes: quando adentra os países andinos, é chamado de Rio Marañon; ao adentrar o Brasil, é chamado de Rio Solimões; e, ao encontrar as águas do Rio Negro, passa a chamar-se Rio Amazonas. Ao percorrer esse caminho, é alimentado por diversos outros rios que nele depositam suas águas.

Os rios existentes no bioma Amazônia podem ser classificados segundo a cor de suas águas:

Rios barrentos: apresentam deposição de sedimentos e concentração de nutrientes. Exemplo: Rio Amazonas.

Rios de águas pretas: apresentam concentração de areia e húmus. Exemplo: Rio Negro.

Rios de águas claras: têm pouca concentração de nutrientes e sedimentos, e apresentam corredeiras. Exemplo: Rio Xingu.

Outros grandes rios da Bacia Amazônica são:

Rio Javari

Rio Tapajós

Rio Madeira

Rio Juruá

Rio Içá

Rio Purus

Rio Xingu

Rio Paru

Amazônia Legal

A Amazônia Legal é um conceito político, e não geográfico, criado pelo governo do Brasil, correspondente à área de nove estados do país, os quais abrangem toda a região do bioma Amazônia, são esses: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e uma porção do estado do Maranhão.

Essa atual abrangência da Amazônia Legal foi instituída pela Constituição Federal de 1988, dadas as novas configurações do território brasileiro naquele período, como a criação do estado do Tocantins.

Essa região é habitada por, aproximadamente, 22 milhões de pessoas, das quais cerca de 250 mil são indígenas, de acordo com dados da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A área ocupada pela Amazônia Legal é de, aproximadamente, 5.217.423 km2, abrangendo, além do bioma Amazônia, também uma parte do Cerrado e do Pantanal.

A criação da Amazônia Legal tem por objetivo o planejamento e o desenvolvimento tanto econômico quanto social dos estados abrangidos pelo bioma Amazônia. Por ser uma região pouco povoada e pouco desenvolvida, viu-se a necessidade de promoção de ações que auxiliassem esses estados a crescerem.

Desmatamento

O desmatamento do bioma Amazônia tem alertado o mundo todo, dada a sua importância para o equilíbrio ambiental mundial. Pesquisadores, ambientalistas e representantes do governo de vários países e do Brasil têm demonstrado preocupação quanto à preservação do bioma e de sua biodiversidade.

Em 2019, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apresentou dados quanto ao desmatamento do bioma. A divulgação revela que o desmatamento da Floresta Amazônica aumentou em 278% em relação ao período do ano anterior. Foram 2.254,9 quilômetros quadrados devastados, um número alarmante. Esses dados são monitorados pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real, o Deter, via satélite.

Segundo informações levantadas pelo Observatório do Clima, o desmatamento na região do bioma Amazônia cresceu, entre 2018 e 2019, 49,5%, quando comparado ao mesmo período, entre 2017 e 2018. O estado do Pará é o mais afetado. De acordo com o coordenador geral do MapBiomas, Tasso Azevedo, foram devastadas cerca de 1,5 milhão de árvores em 90 dias no estado, o que representa cerca de 1.713 km2 devastados.

Dados da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (Raisg) informam-nos de que aproximadamente 68% das áreas protegidas na Amazônia estão sofrendo alguma ameaça mediante interferências relacionadas à infraestrutura de transporte; à energia; à mineração e às queimadas. A rede também afirma que 90% do desmatamento do bioma são realizados nas proximidades das malhas viárias.

Curiosidades

A Amazônia é considerada, pela Unesco, patrimônio natural da humanidade.

O Rio Amazonas, alimentado por milhares de afluentes, despeja no Oceano Atlântico cerca de 200 milhões de litros de água doce por segundo.

O maior animal da fauna amazônica é o peixe-boi, com cerca de meia tonelada e até três metros de comprimento.

No Rio Amazonas, é encontrado o maior peixe de água doce do mundo, o pirarucu.

O Dia da Amazônia é comemorado em 5 de setembro.

Indispensável

O bioma Amazônia:

- abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, bem como a maior floresta tropical.

- é considerado o conjunto de ecossistemas de maior diversidade do planeta.

- abriga milhares de espécies de animais e vegetais, entre catalogados e desconhecidos.

- tem em sua flora um enorme potencial medicinal, atraindo olhares do mundo todo.

- é responsável não só pelo equilíbrio ambiental do Brasil mas também influencia toda a dinâmica climática da Terra.

- tem sido cada vez mais desmatado, apesar de sua tamanha importância.

- tem perdido sua cobertura vegetal em diversas áreas, alterando não só as condições climáticas da região como também colocando em risco toda a biodiversidade.