24 de maio – Dia do Vestibulando

24 de maio – Dia do Vestibulando

Por Alfredo Terra Neto, professor de História e orientador pedagógico do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante.

O vestibulando é um estudante que está prestes a passar por um dos maiores desafios de sua vida.

> ATENTE-SE!

Note que não foi mencionado aqui o maior, mas sim um dos maiores.

Passar por este desafio (que é um dos maiores), ajuda os estudantes a atingirem maturidade e também os prepara para desafios maiores ao longo da vida: trabalhar para sustentar uma família, ter um cargo de liderança em uma grande empresa, enfrentar uma doença, lidar bem com situações complexas, sejam elas familiares ou profissionais.

SAIBA MAIS SOBRE A HISTÓRIA DO VESTIBULAR

Para ser bem-sucedido, vestibulando precisa ter ou adquirir:

– Capacidade de organização: fundamental para conseguir estudar um volume imenso de matérias, o qual compreende os três anos letivos do Ensino Médio.

– Capacidade de planejamento: o planejamento serve para que o aluno saiba o que estudar em cada dia, de acordo com suas dificuldades/facilidades conforme o seu tempo disponível.

CONHEÇA OS 3 MELHORES APLICATIVOS PARA ORGANIZAR OS ESTUDOS EM 2021!

– Foco: necessário para atenção plena na aula e nos assuntos estudados posteriormente.

– Resiliência: super necessária para que o aluno possa enfrentar as notas dos simulados e das redações, as quais somente começam a crescer depois de um certo tempo.

Ter um baixo desempenho e mesmo assim continuar estudando é determinante para a aprovação.

– Concentração: para conseguir fazer como o nível máximo de empenho uma quantidade elevada dos mais diversos exercícios de vestibulares anteriores e simulados, o que vai contribuir muito com o crescimento acadêmico e a aprovação.

– Capacidade de seguir uma rotina preestabelecida: seguir rotina de assistir aulas e depois estudar um conjunto de matérias por seis ou sete dias da semana é bastante desgastante. Os jovens possuem certa dificuldade de se adaptar a este mundo rígido de uma rotina predeterminada, portanto romper este obstáculo fará toda a diferença.

LEIA MAIS: APROVADA NA USP E UNICAMP FALA SOBRE ROTINA DE ESTUDOS!

– Garra e determinação: são fundamentais ao longo da vida de qualquer pessoa, não sendo diferente na vida de um vestibulando.

– Paciência: resultados acadêmicos somente aparecem depois de muito tempo de estudos. Ter paciência é fundamental.

– Controle emocional: importante para os estudos e para a realização das provas/vestibulares.

– Estratégia: deve ser montada com a realização de provas anteriores e simulados.

– Humildade: ter a sapiência em reconhecer que sempre temos algo a mais para aprender é fundamental para a aprovação.

– Autoconhecimento: permite termos uma noção de nossos pontos fracos, nossos pontos fortes e nossos limites. Estudar considerando tudo isso faz uma grande diferença.

Como a pandemia afetou a vida dos vestibulandos?

Para a maioria dos vestibulandos, o grande drama da pandemia da Covid-19 vem da ausência das aulas presenciais, pois sendo no formato remoto tendem a ser mais cansativas e maçantes, com o agravante de que é muito fácil desistir, pois basta um clique.

É possível você encontrar os mesmos problemas nas aulas presenciais.

No entanto, quando você olha para o lado e vê alguém anotando e/ou prestando atenção, vem aquele incentivo para que você se esforce mais um pouco, o que não ocorre com as aulas remotas.

Outras dificuldades são advindas do fato de que muitas famílias não possuem estrutura para aulas em suas respectivas casas: pode faltar computador, internet ou ambiente adequado para os estudos, como um quarto ou escritório.

Se considerarmos a grande desigualdade social do Brasil, notaremos que, na grande maioria das casas, os problemas citados acima acabam somando-se.

O excesso de tempo de conexão também pode ser um grande problema enfrentado pelos vestibulandos, pois faz-se necessário o uso de múltiplas plataformas e a presença em grupos de WhatsApp, o que pode levar o vestibulando a ficar conectado mais de 14 horas por dia.

> ATENÇÃO!

Insônia, problemas de visão, estresse, ansiedade e irritabilidade podem ser problemas decorrentes do excesso de conexão.

Para amenizar os efeitos do excesso de conexão, é importante que os vestibulandos tenham, na medida do possível e com os devidos cuidados, contato com a natureza através de esportes (para os que estão acostumados) e caminhadas (para os que sempre foram sedentários).

É importante ter em mente que os problemas gerados pela pandemia afetam a todos! Uns mais e outros menos. Logo, é fundamental ser persistente, pois os que persistirem e mantiverem da melhor maneira possível uma rotina de estudos, serão os que irão conquistar suas respectivas aprovações.

Compartilhe esse Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *