COMO FAZER UMA REDAÇÃO NOTA 1000 NO ENEM?

COMO FAZER UMA REDAÇÃO NOTA 1000 NO ENEM?

Professor de cursinho dá dicas de como treinar para obter a nota máxima no Enem, usando o tema mais atual do teste.

Muitos estudantes se questionam qual a estrutura necessária para obter destaque e entregar o que é esperado de uma redação similar ao que foi exigido pelo ENEM 2022, no qual o tema foi: “desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Em conversa com o professor Mateus Leme, de redação do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, foi discutido como o aluno pode se preparar para produzir uma redação nota 1000.

De acordo com o professor, para tirar nota máxima na redação do ENEM 2022, o vestibulando deveria estruturar seu texto preferencialmente em quatro parágrafos. No primeiro, a introdução, o tema deveria ser apresentado de forma a problematizar a questão. Não é necessário trazer elementos de repertório sociocultural já nas primeiras linhas, mas as palavras-chave “comunidades” e “povos tradicionais” obrigatoriamente deveriam aparecer para configurar a abordagem correta do recorte temático. Ainda segundo o educador, a tese (a ideia central a ser defendida) teria de ser apresentada no final do parágrafo introdutório, antecipando os problemas específicos que seriam abordados a seguir, na argumentação.

Para garantir o máximo desempenho, o vestibulando deveria construir dois parágrafos de argumentação que discutissem questões levantadas anteriormente na tese, configurando um projeto de texto. Diversas questões poderiam ser trazidas para aprofundar a temática dos povos tradicionais como: falta de fiscalização governamental, ausência de acesso a terras demarcadas, desmatamento e destruição da natureza, preconceito da população, falta de representatividade midiática das comunidades tradicionais, dentre outras temáticas. Em busca de sustentação dos argumentos, a presença de ao menos uma referência de externa aos textos motivadores é obrigatória para configurar o uso produtivo do repertório sociocultural. Ainda assim, o candidato também poderia fazer uso de dados apresentados na coletânea de textos, desde que citando corretamente a fonte.

“O parágrafo final deveria apresentar, necessariamente, a retomada da tese, seguida de uma proposta de intervenção para solucionar o problema discutido. Essa solução deveria seguir um protocolo de exigências do ENEM, indicando qual seria a ação, quem agiria como agente social, como tal medida poderia ser colocada em prática, quais efeitos seriam atingidos, além do detalhamento da proposição”, explica o professor Mateus Leme.

Por fim, ainda de acordo com o docente, todos os parágrafos devem apresentar vocabulário formal e preciso, além de operadores argumentativos para estabelecer conexões interparágrafos e intraparágrafos, de modo a revelar bom domínio dos recursos coesivos.
Seguindo esses passos, o vestibulando poderia garantir um excelente desempenho e atingir a nota 1000 na redação do ENEM.

Compartilhe esse Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *