Férias: momento excelente para criar memórias afetivas
“As férias representam um momento fundamental de pausa das responsabilidades acadêmicas e dos demais eventos que compõem o cotidiano das crianças.” Essa frase é da Elaine Soares, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI) da Unidade Taquaral do Colégio Oficina do Estudante.
Elaine explica que as férias podem ser um grande aprendizado no processo de desacelerar e vivenciar situações que exigem atenção e envolvimento, tais como a leitura de um livro, a brincadeiras de jogos com familiares, criar uma história; entre outras.
“Não acredito que o aprender deste momento entre na categoria do planejamento e sim, no da contemplação de vivência: diversas paisagens e encontro com avós. Penso que esses conhecimentos são de extrema importância para o desenvolvimento do repertório infantil.”
Importância do brincar livre e da interação social
Segundo Elaine, o brincar tem diferentes funções e em suas práticas podemos desenvolver:
– curiosidade,
– autonomia,
– imaginação,
– espontaneidade,
– espírito criativo,
– linguagem,
– pensamento,
– habilidade de expressar emoções,
– e interação entre as crianças.
“Respeitar a diversidade, promover o desenvolvimento afetivo e explorar novas formas de brincar, novos espaços e objetos está entre os pontos mais importantes do brincar livre e da interação social. Por meio do faz de conta, por exemplo, as crianças representam a realidade, significando-a e, com auxílio das brincadeiras, as crianças podem compreender papéis sociais, regras e dinâmicas que envolvem a sua realidade.”
A coordenadora pontua que outro aspecto extremamente relevante são as brincadeiras coletivas, já que elas são situações favoráveis para o desenvolvimento moral, trabalha com as habilidades de saber ouvir e falar, respeito, responsabilidade e empatia.
Férias: momento excelente para criar memórias afetivas
Podemos ter a idade que for, com certeza, lembraremos por muito tempo das férias de quando éramos crianças: viagens especiais, casa dos avós, tios ou primos, entre muitos outros tipos. ”As memórias afetivas conversam com o íntimo da criança e lhe proporcionam o desenvolvimento da segurança, da autoestima e do senso de pertencimento” e acrescentou que as atividades que mais marcam são aquelas que os adultos – pais, tios, avós – estão ativos com as crianças e não estão no cotidiano: acampamento na sala, receitas de família, mini horta, brincadeiras em parques e passeios turísticos.
“O ideal é que a programação de férias tenha momentos com a família. Quando isso é possível, os adultos devem compartilhar o roteiro com as crianças e ajustar coletivamente as atividades propostas, para que todos se sintam envolvidos e motivados.”
A coordenadora explicou que as atividades coletivas podem ser jogos de tabuleiro, jogos corporais e mímicas, momento de piadas e filmes em casa e eles são algumas das estratégias para manter a aproximação e o diálogo e muitas vezes é no momento de descontração que a criança revela aspectos emocionais latentes.
Encerrando as dicas, neste roteiro, uma atividade que não pode faltar é a leitura, segundo Elaine. “Para crianças pequenas e em período de alfabetização, é fundamental que o adulto reserve momentos para fazer leitura de livros para as crianças. A entonação, a fluência, as mudanças das vozes são elementos que as encantam. Entretanto, as crianças mais velhas e com autonomia de leitura podem ser estimuladas a escolher um livro e apreciá-lo durante o período de férias. Se toda a família tiver um horário dedicado para esta atividade, o momento torna-se ainda mais prazeroso.”
Manuela Fogagnoli é aluna do 2º ano e aproveita as férias para se divertir. “O que mais gosto é ir à casa da vovó, ao parquinho, ao cinema, desenhar e ler. O meu livro preferido é O Menino Maluquinho”. Tatiana Fogagnoli, mãe da pequena, gosta de viajar e passear em lugares diferentes para sair da rotina. “O nosso dia a dia de mãe que trabalha fora é sempre tão corrido; por isso, precisamos aproveitar muito bem o período de férias com as crianças.”
Curso de férias
O início de julho é intenso para os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Oficina do Estudante: as propostas são bem diferentes daquelas que as crianças participam no dia a dia. “Além das brincadeiras, culinária, atividades artísticas, show de talentos e tantas outras propostas que se desenrolam entre 7h30 e 17h; têm uma saída para um espaço temático na cidade. “São momentos pensados para que as crianças se divirtam, tenham muitas histórias para contar e criem boas memórias”, disse Elaine.
Manuella Pelegrini, aluna do 1º ano, gosta muito do curso de férias: brincar e passear com os amigos estão entre as atividades preferidas dela. “Nas últimas férias, aprendi que todo mundo tem mais de um talento e a jogar de goleira, que eu não sabia.” A mãe da Manu, Juliana Pelegrini, considera que é muito importante o colégio oferecer essa programação. “Muitos pais precisam trabalhar, não conseguem tirar férias e essa possibilidade ajuda a ter certeza do lugar que estão deixando seus filhos, onde eles vão brincar, se divertir, fazer amizades, aprender coisas novas e não apenas ficar em telas.”
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