Respondendo dúvidas sobre o SiSU com Bill Rodrigues – Diretor pedagógico do curso pré-vestibular Oficina do Estudante

Respondendo dúvidas sobre o SiSU com Bill Rodrigues – Diretor pedagógico do curso pré-vestibular Oficina do Estudante

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma das seletivas mais importantes para os estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e desejam entrar em uma universidade pública no Brasil. Em algumas universidades, ele é a única forma de ingresso.

Por isso, entender como funciona o SiSU é fundamental para conseguir uma vaga no ensino superior público. Para te ajudar a entender o sistema, o Blog do Bixo bateu um papo com Bill Rodrigues, diretor pedagógico do pré-vestibular Oficina do Estudante, que vai esclarecer as principais dúvidas sobre o SiSU.
Confira!

Blog do Bixo – O que muda para os candidatos com a extensão da data?

Bill Rodrigues – O fato do processo de inscrição do SISU ter uma duração maior permite um maior número de inscritos para o processo. Isso, possivelmente, causaria um desconforto para os candidatos, já que fica subentendido que a concorrência poderia aumentar, o que não é necessariamente verdade, pois apesar da concorrência ser um fator considerável, o que determina mesmo a aprovação através do SISU é a nota de corte.

Blog do Bixo – Há estratégias ideais para a inscrição?

Bill Rodrigues – Para um aluno que quer concorrer a uma vaga pelo SISU é recomendado que tenha uma forma de acompanhamento das notas parciais lançadas pelo sistema, por meio de uma planilha, por exemplo. Assim, com a anotação das parciais em uma planilha, o estudante pode verificar se há uma tendência de aumento, de diminuição ou de manutenção das notas a cada dia do processo. Seria interessante que nesta planilha também constasse as notas dos últimos dois do SISU, pelo menos, para ter uma noção de qual poderia ser a nota de corte para o ano de 2023.
Com a planilha em mãos, os alunos podem escolher as opções com mais assertividade e tentar buscar uma aprovação em alguma das opções, ou seja, é recomendado que o candidato mude suas opções de inscrição para cada parcial de nota lançada, para que ele consiga “testar” várias opções, saber sua classificação nelas e no último dia, conseguir fazer uma escolha mais certeira e assim, ter maior probabilidade de ser aprovado no processo.

Blog do Bixo – A nota de corte altera já que dura mais dias?

Bill Rodrigues – Não creio que a nota de corte se altere devido ao fato do processo do SISU 2023 ter uma duração maior do que nas edições anteriores. O que realmente influencia a mudança na nota de corte são os últimos dois, três dias do processo, pois no início ainda terão muitas pessoas que não fizeram a inscrição, sendo assim as primeiras parciais lançadas não tão fidedignas à realidade da possível nota de corte final do processo.

Blog do Bixo – Se o candidato deixar para o último dia, tem mais chances de conseguir vaga?

Bill Rodrigues – Como já dito anteriormente, para aumentar as chances de conseguir uma aprovação pelo SISU é recomendado “testar” mais de uma opção e anotar a classificação para cada opção escolhida diariamente. Se o candidato optar por fazer a inscrição apenas no último dia, não terá esse controle para aumentar a probabilidade de ser aprovado, diminuindo as chances de conseguir a aprovação através do SISU. A única ressalva é o fato do candidato ter uma média muito alta, o que talvez garantisse a aprovação, independente da opção escolhida.

Compartilhe esse Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *