Como saber se minha nota do Enem é suficiente?

Como saber se minha nota do Enem é suficiente?

Por Giovana Murça
Revista Quero Bolsa

Com a divulgação dos resultados do Enem 2020, quase três milhões de candidatos tiveram acesso às tão esperadas notas do Exame Nacional do Ensino Médio, tanto da versão impressa quanto da digital.

A nota do Enem possibilita o ingresso em, praticamente, todas as universidades públicas e privadas do país, seja por meio dos programas Sisu, Prouni e Fies ou diretamente pelas instituições. Mas, com as notas em mãos, a dúvida que fica é “Como saber se minha nota do Enem é suficiente?”

Como saber se minha nota do Enem é suficiente para passar no Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) dá acesso às universidades públicas por meio da nota do Enem do ano anterior. No Sisu, não há uma pontuação exata para se conseguir uma vaga, tudo depende da concorrência e da nota mínima exigida por cada curso e faculdade.

A nota mínima na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas para cada curso é divulgada pelas próprias universidades no início do processo seletivo. As inscrições para o Sisu 2021 ainda não começaram, mas as notas mínimas dos anos anteriores ajudam a ter uma noção do desempenho exigido pelas instituições.

Em relação à concorrência de cada vaga, um parâmetro importante é a nota de corte, que se trata da nota do último colocado no curso. Ou seja, para ingressar é preciso tirar uma nota maior ou igual à nota de corte.

As inscrições para o Sisu 2021 ainda não começaram, mas é possível saber se você entraria em algum curso com base nas notas de corte do Sisu 2020. Para conferir as notas de corte do Sisu de todos os cursos e todas as universidades, é só CLICAR AQUI!


Como saber se minha nota do Enem é suficiente para passar no Prouni?

Diferente do Sisu, o Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa de bolsas de estudos em faculdades particulares com a nota do Enem. Para participar do Prouni, é preciso ter tirado, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação.

A concorrência do Prouni também é medida pela nota de corte de cada curso. Para ter uma ideia das suas possibilidades de ingresso pelo Prouni, você também pode consultar as notas de corte do último processo seletivo. CLIQUE AQUI!

Como saber se minha nota do Enem é suficiente para passar no Fies?

Outro programa que também usa a nota do Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Diferentemente do Sisu e do Prouni, é possível participar do Fies com a nota de qualquer Enem feito a partir de 2010.

Para se inscrever, o programa exige a nota mínima de 450 pontos na média da prova e o estudante não pode ter zerado a redação. A nota de corte, assim como nos outros programas, também varia de acordo com cada curso. Para ter uma ideia das notas de corte do Prouni do ano passado de cada curso e de cada faculdade, é só consultar CLICANDO AQUI!

Simulador de notas de corte do Enem

Quer saber em quais cursos e universidades você tem chances de passar com sua nota do Enem? Acesse o Simulador de Notas de Corte do Enem do Quero Bolsa! A ferramenta é gratuita e, com base na sua última nota do Enem, lista todas as faculdades que você pode entrar pelo Sisu, Prouni e Fies. SIMULADOR DE NOTAS DE CORTE!

Como saber se minha nota do Enem é suficiente para passar numa faculdade privada?

Atualmente, a maioria das faculdades privadas utilizam a nota do Enem como forma de substituir o vestibular próprio da instituição. Em geral, as faculdades aceitam a nota de qualquer Enem dos últimos anos.

Já a nota mínima pode variar de acordo com cada curso. Normalmente, as faculdades exigem que os candidatos tenham obtido nota mínima de 300 pontos na prova objetiva e de 300 pontos na redação. Para cursos mais concorridos como Medicina e Direito, as notas mínimas podem ser maiores.

Para saber qual a nota mínima exigida pela sua faculdade de interesse, você pode conferir as informações sobre vestibular no site da instituição.

Bolsa de estudos sem a nota do Enem

Se sua nota do Enem não foi o suficiente para conseguir uma vaga pelos programas do governo, saiba que ainda há chances de estudar este ano! A Quero Bolsa oferece vagas em mais de 1.300 faculdades em todo o Brasil com bolsa de estudo de até 75% de desconto em todas as mensalidades.

Para garantir uma bolsa, não é preciso realizar processo seletivo nem comprovar renda. É só entrar no site, escolher o curso, a faculdade em que você deseja estudar, selecionar o quanto pode pagar e pronto!

Compartilhe esse Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *