Vestibular de medicina: dicas para se preparar
Vestibular de medicina: dicas para se preparar
Passar em medicina está cada vez mais difícil. Passar em uma excelente faculdade de medicina, mais difícil ainda.
A quantidade de gente interessada vem aumentando há 40 anos, ao passo que, nessas quatro décadas, o número de vagas diminuiu.
Na Unicamp, por exemplo, eram 19 candidatos em 1980, contra 331 em 2019 (um aumento de 1.637%). Já na USP, 66% contra 109 (65%).
E, com a concorrência cada vez mais acirrada, são os detalhes que fazem a diferença.
Mais quais são esses pormenores?
E ensina os passos imprescindíveis para quem quer ser aprovado nas melhores universidades:
1-) Autoanálise
O aluno precisa saber quais são os pontos fortes e fracos dele; quais são os recursos do Ensino Médio que já dispõe e os que falta conseguir.
Se não tiver clareza disso, fica muito difícil.
Precisa olhar para o passado acadêmico e ver o que funcionou e o que não funcionou.
2-) Prioridades
O segundo passo é definir prioridades. É ter bem claro se medicina é mesmo o projeto que ele quer se dedicar. Porque se não tiver muita clareza disso, nada vai acontecer. E as chances de manter-se motivado serão mínimas.
Precisa saber também se esse projeto é dele mesmo, ou da família – por exemplo. Precisa fazer uma reflexão, ter senso crítico, e pensar nas demais possibilidades.
Porque passar em medicina é simplesmente um processo que vai ocupar 100% do tempo e da preocupação dele durante o ano ou os anos de cursinho.
Portanto, essa clareza de propósito é fundamental.
3-) Rotina
Sem disciplina, o aluno pode até fazer pequenas coisas aleatoriamente, mas grandes coisas – como passar em medicina – não são feitas dessa forma.
É um trabalho paulatino, com avanços pequenos mas cumulativos.
É definir agenda e se comprometer com ela.
É ter uma rotina em que o aluno possa se basear quando estiver cansado. Porque esse é o ponto: ele vai se cansar. E quando ele se cansa, é preciso que saiba – de pronto – o que deve fazer.
Se ele for improvisar – quando estiver cansado -, a chance de se perder será muito grande.
4-) Metas exequíveis
Passar no vestibular de medicina é como emagrecer 50 quilos. As pessoas emagrecem um quilo, depois outro quilo. E esse é o ponto. Ninguém passa em medicina de uma hora para outra. O aluno avança um pouco, depois mais um pouco.
A meta tem que ser decomposta em pequenos passos possíveis – do tipo, preciso acertar 5% a mais no simulado deste mês.
Vestibular de medicina
A cada pequena etapa vencida, o aluno ganha mais estímulo, mais ânimo e mais incentivo.
É fundamental – em uma jornada longa como é a de preparação para medicina -, criar metas de curtíssimo prazo, porque, a cada avanço, a sensação é de estar melhor, e melhor, e melhor.
A dica é sempre dar o próximo passo. Poque se ele der o próximo passo, o outro, e o outro, vai passar em algum momento. Com certeza 😉
Deixe uma resposta