Organize-se para gabaritar no Enem
Para encarar a ansiedade e ficar pronto para os desafios do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o aluno deve fazer uma lista das dúvidas recorrentes e saná-las, com antecedência. Não se deve seguir para a avaliação sem fazer um checklist.
A entrada nas principais universidades do país está condicionada à capacidade de estabelecer uma relação de proximidade entre o professor e o estudante.
Bom senso nas escolhas
O tempo é a palavra de ordem, pois cada item do enunciado deve ser contemplado em até três minutos. Quem sai na frente é aquele que estabelece, com disciplina, o manejo de prioridades.
A atenção deve ser estruturada de maneira a não menosprezar as questões que pareçam mais evidentes, muito menos dedicar um esforço descomunal nas que se apresentem com um nível elevado de dificuldade.
Inicie o raciocínio a partir das premissas mais fáceis, até que seja capaz de partir para os graus mais demandados. Veja se você se identifica mais com humanas, biológicas, ou exatas, para analisar as possibilidades de ação.
Seja prudente
O nervosismo pode travar. Mas, a alimentação adequada e a atividade física regular colaboram com o controle emocional, mesmo em períodos que exijam mais.
Na redação, vale a pena pensar em palavras-chave, capazes de conduzir uma linha de argumentação.
Não deixe perguntas sem respostas. Se não sabe naquele momento, deixe-a de lado, e avalie, até o final, se há condições de arriscar.
O gabarito é o momento de protagonismo. Dedique cerca de 40 minutos ao preenchimento, reveja tudo que foi realizado, e tome cuidado para não errar.
Deixe uma resposta