Oficina promove reflexão sobre carreira
Por que você quer entrar em medicina? Essa escolha é sua, baseada na sua própria decisão, ou é a diretriz da sua família para você? Essas, entre outras reflexões, foram feitas nesta segunda-feira (2) em uma palestra do historiador Marcus Vinícius de Morais na Oficina do Estudante. A explanação foi dirigida aos alunos do cursinho de medicina da escola.
‘Sou médico e quero que você também seja, ou eu não consegui fazer medicina, então quero que você faça, são ordenanças comuns, que os vestibulandos ainda ouvem, informou Morais. Entretanto, “é vergonhoso que em pleno século XXI que os pais queiram ainda escolher a carreira dos filhos”, afirmou o escritor.
“A importante fala do professor Marcus sobre o que somos e o que pretendemos ser nos levam à reflexão: as nossas escolhas são vocação ou imposição”?, indaga a diretora pedagógica da Oficina do Estudante, Saray Azenha.
“Nós nos deparamos diariamente com as inseguranças e frustrações dos alunos que esperam ansiosamente uma vaga em medicina, e, para minimizar essa ansiedade, convidamos o professor Marcus para, diante de sua experiência, instruir e encantar nossos estudantes com a “Palestra: Vestibular e Carreira”, acrescenta a especialista.
Comparação atrapalha
Comparações – como as entre irmãos e primos – também são prejudiciais para o vestibulando, informa o docente, que é autor do livro Aos Pais com Carinho, Vestibular e Carreira, da Editora Pandora.
A ‘orelha’ da obra foi escrita por José Alves de Freitas Neto – doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
“O caminho para a universidade é muito especial e ter boas indicações, como as encontradas neste livro, tornam o percurso menos árduo e possibilitam que boas decisões sejam tomadas.
O trabalho de Marcus Vinícius de Morais é marcado pela generosidade de quem decidiu compartilhar orientações e, principalmente, sugestões para o antes, o durante e o depois de cada etapa deste processo”, escreveu Neto no livro.
No fim da palestra, um exemplar foi sorteado entre os alunos da Oficina. A vencedora foi a estudante Nicole Bortolozzo da Silva Noronha.
Deixe uma resposta