Figuras de linguagem: quais são, dúvidas e técnicas para aprender
A professora Liliane Negrão, de Gramática e Redação, do Curso e Colégio Oficina do Estudante, traz um assunto que costuma ser bastante cobrado nas provas dos grandes vestibulares e, também no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essa temática começa a ser estudada nas aulas de Gramática do Ensino Fundamental II. Chegou a hora de falar sobre Figuras de Linguagem! E, para começar, quais são elas, você se lembra?
– Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Ex.: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.
– Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Ex.: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.
– Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase. Ex.: elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora.
– Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Ex.: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.
Principais dúvidas dos alunos
– Comparação e metáfora
Quando a relação de semelhança construída for explícita – com a presença, por exemplo, de expressão “tal qual” ou “como” é uma comparação. Já a metáfora contempla uma relação de proximidade implícita.
– Antítese e paradoxo
Ambas trabalham com a relação de oposição. Na antítese, a oposição se dá apenas no nível das palavras. Enquanto no paradoxo, a oposição ocorre no nível das ideias, o que gera uma contradição (pelo menos, aparente).
Melhores técnicas para aprender mais sobre o assunto
– Procurar, em fontes confiáveis (materiais didáticos, livros, apostilas, sites especializados), a definição mais completa de cada uma das figuras de linguagem;
– Entender bem a parte teórica e o conceito de cada uma delas;
– Fazer exercícios através dos quais ele possa treinar a sua capacidade de identificação e de compreensão da importância do uso de determinado recurso de linguagem para a produção de sentido em um texto.
Commentário (1)
Excelente conteúdo! Rico em detalhes, bem estruturado e
extremamente informativo. Parabéns pela qualidade do
material, é inspirador e esclarecedor.