Alunos do Fundamental criarão startups
Alunos da 9ª série do Ensino Fundamental, da Oficina do Estudante, criarão startups como parte de um projeto pedagógico, que foi lançado nesta sexta-feira (20) na escola para prepará-los, desde já, para o futuro.
Os adolescentes terão que ‘montar’ empresas que supram determinada necessidade – social e/ou de mercado – com serviços e/ou produtos inovadores.
“VAMOS DESENVOLVER NOS NOSSOS ALUNOS HABILIDADES NÃO COGNITIVAS PARA QUE POSSAM, NÃO SÓ DAR CONTA, MAS SER DIFERENCIAIS NESTA REALIDADE DE NOVAS TECNOLOGIAS. E O FAREMOS FOMENTANDO COMPETÊNCIAS ADMINISTRATIVAS QUE VÃO ALÉM DO CURRÍCULO TRADICIONAL”, afirma o diretor da Oficina do Estudante, Antunes Rafael.
Como funciona
O projeto será realizado em quatro encontros, terminando em junho. Entre as atividades, palestras, exposições e tarefas em grupos, mediadas e acompanhadas pela professora universitária, Daniele Zandoná, especialista em marketing e docente da Esamc. Daniele é a responsável pela aplicação do projeto na Oficina do Estudante.
O professor Edvaldo Pereira Lopes, coordenador do Ensino Fundamental da Oficina, destaca a oportunidade que os alunos do colégio estão tendo: “diferente da juventude dos pais, nossos estudantes têm muitas possibilidades de se preparar para profissões que ainda não existem. Portanto, nada mais produtivo como estimular a resiliência, a criatividade e a capacidade de resolver problemas”.
No encontro de abertura, houve palestra dos empreendedores Horário Poblete e Tatiana Pezoa, fundadores da startup TrustVox, que promove, na busca do Google, as opiniões reais e favoráveis de determinado cliente.
Alunos da Oficina estão entusiasmados com o projeto
“Os fundadores da TrustVox já tinha quebrado duas vezes antes de dar certo (com essa startup). E (a palestra deles) foi uma oportunidade pra gente ver que eles não desistiram, que batalharam pelo sonho deles, que achavam que iria de dar certo e que no fim aconteceu”, declara o estudante Artur Marins.
O aluno Julio da Mota Cândido também se entusiasmou. “(Esse projeto) é uma oportunidade pra gente pensar nas opções da nossa carreira”.
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