Como a prova de História é cobrada no Enem?
Professor de História do Colégio e Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, Felipe da Costa Mello explica como a prova de História é cobrada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os assuntos mais recorrentes e a abordagem que deve ser adotada para o exame deste ano.
1. Como a prova de História é cobrada no Enem?
Felipe Mello: A prova do Enem se caracteriza por exigir do candidato leitura e reflexão. Pode-se verificar a cobrança de algumas competências importantes como: compreender os elementos culturais que constituem as identidades, entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social, utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O ENEM!
2. Quais são os assuntos de História que mais caem no Enem?
> ATENÇÃO!
Felipe Mello: Os assuntos mais recorrentes em História do Brasil são: Segundo Reinado, Governos pós-Ditadura Militar, Era Vargas, República Velha, Administração colonial, Ditadura Militar,Sistema e economia colonial, República Liberal (1946-1964), Crise do Sistema Colonial e Independência do Brasil.
> ANOTE!
Em História Geral: Segunda Guerra Mundial e suas consequências, Baixa Idade Média, Grécia e Roma, Reformas e Revoluções, Segunda Revolução Industrial e Primeira Guerra Mundial, Grandes Navegações, Revolução industrial e Iluminismo.
3. Num momento efervescente do Brasil e do mundo em diversos aspectos, alguns fatos históricos podem ser evitados para não gerar polêmica?
Felipe Mello: Creio que as questões do Enem deste ano escapem de temas que gerem polêmica, como Ditadura Militar, questões de gênero ou regimes autoritários. A tendência é uma prova que busque uma suposta neutralidade, exigindo dos candidatos conhecimentos sobre Antiguidade, Primeira República e Idade Média.
4. Qual dos temas mencionados acima costuma aparecer mais no Enem?
Felipe Mello: Costumeiramente as questões de História do Brasil tem mais incidência nas provas, mas não é uma regra.
“O aluno deve estar preparado para qualquer possibilidade no dia do exame.”
Deixe uma resposta