E se fumaça e queimadas forem tema de redação do Enem?
As queimadas históricas na Amazônia, a fumaça que chegou ao Sudeste e o recorde de incêndios no interior de São Paulo levantam uma dúvida comum entre os candidatos do Enem: será que esses temas podem aparecer na redação deste ano? Embora o Enem não costume focar em eventos específicos, como a seca de um determinado ano ou uma medida governamental, é fundamental estar por dentro das atualidades, já que temas mais amplos relacionados ao que está acontecendo podem ser cobrados.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que organiza o Enem, costuma exigir temas amplos que envolvem questões sociais, ambientais e culturais.
Fatos atuais podem ser usados como exemplos na argumentação, e o repertório sociocultural do candidato pode render até 200 pontos na redação. Ou seja, estar atento a eventos como as queimadas e suas consequências é importante para construir uma boa argumentação.
Temas como meio ambiente, mudanças climáticas, desmatamento e os impactos da poluição na saúde são recorrentes em discussões sociais e podem surgir na prova. As queimadas, por exemplo, não só afetam o ecossistema, mas também têm consequências para a saúde humana, a economia e as políticas públicas, questões que se encaixam perfeitamente no perfil do Enem.
O professor de redação do Colégio Oficina, Mateus Leme, comentou sobre essa possibilidade em entrevista ao G1 Educação. Segundo ele, apesar de o Enem ter seu conteúdo preparado com antecedência, temas como as queimadas podem aparecer em outras provas de vestibulares, como a Fuvest ou a Unesp, que ocorrem em dezembro, com questões relacionadas ao impacto ambiental ou ao crime ambiental.
O aumento das queimadas no Brasil pode ser abordado com enunciados como: ‘Desastre natural ou crime ambiental?’
Por isso, além de estudar temas mais amplos relacionados ao meio ambiente, é importante acompanhar as notícias recentes e entender como essas questões estão conectadas a problemas maiores e soluções possíveis. .
Um exemplo de tema que pode ser abordado na redação seria: Caminhos para combater o aumento das queimadas no Brasil.
Com trechos do G1 Educação.
Foto:Marcelo Camargo/Agência Brasil
Deixe uma resposta