De Olho no Enem – episódio 3 mostra como vestibulandos devem se planejar
O 3º episódio do De Olho no Enem, programa produzido pela Oficina do Estudante, falou sobre “planejamento”.
A apresentação ficou novamente a cargo do diretor pedagógico do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante, Daniel Cecílio.
Já o convidado da vez foi o professor de Física e orientador pedagógico, Wander Azanha, conhecido pelos alunos como “Wandão”.
CLIQUE AQUI E ASSISTA O 3º EPISÓDIO NA ÍNTEGRA!
De antemão, Cecílio frisou que, o conteúdo deste episódio apesar de ter como foco a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estende-se e deve ser empregado também para quem tenta uma vaga nos principais vestibulares do Brasil.
1)Quais as atuais características do Enem?
Wandão: Nos últimos anos, o Enem tem sido extremamente conteudista. Não era assim num passado recente, quando havia questões que eram respondidas com a “simples” análise de um infográfico ou mesmo pelo texto da própria pergunta.
Ultimamente, faz-se necessário saber a teoria. Na Física, por exemplo, a equação por traz da questão.
Wandão chamou a atenção para o fato de que, comumente, alunos das 3ª séries do Ensino Médio são imediatistas: estão acostumados a estudar para uma prova dois dias depois de uma aula ou na semana seguinte.
> ENTENDA!
Diferentemente, o Enem exige uma preparação a longo prazo! Essa característica envolve estratégias diferentes.
2)O que o aluno pode fazer no dia a dia para melhor se preparar?
Wandão: Primeiramente, precisa prestar muita atenção nas aulas. Se possível, tomando nota das coisas importantes passadas pelo professor. E retomar a matéria vista, fidelizando assim seu aprendizado.
> ATENÇÃO!
Exemplo: Se o aluno tem aula pela manhã, que ele estude aquela matéria a tarde / noite.
Wandão aconselha ainda que o estudante tente, ao máximo, estudar as matérias de exatas fazendo exercícios. Para as de humanas, pode focar mais em resumos.
Deixe uma resposta