Como fazer misturas homogêneas e heterogêneas? Experimento de Biologia

Misturas homogêneas e heterogêneas - Quatro recipientes de laboratório com líquidos amarelo, vermelho, verde e azul, da esquerda para a direitas

Como fazer misturas homogêneas e heterogêneas? Experimento de Biologia

Vamos fazer na prática um experimento demonstrando misturas homogêneas e heterogêneas, seguido da explicação do fenômeno e conceitos envolvidos no processo. Portanto, se você quer entender como funciona, é só continuar com a gente neste artigo.

O que são misturas?

Antes de começar o nosso experimento e entender o que são misturas homogêneas e heterogêneas, precisamos entender alguns conceitos básicos, como por exemplo, o que são misturas. Misturas são a associação de duas ou mais substâncias diferentes.

Substâncias químicas: Simples e Composta

Qualquer espécie de matéria formada por uma composição constante de elementos químicos e que tenha propriedades físicas e químicas definidas.

Exemplo de substância simples: O2

Exemplo de substância composta: H2O

Materiais utilizados no experimento de misturas homogêneas e heterogêneas

Para realizar o experimento, nós utilizamos:

  • Água

  • Álcool

  • Óleo vegetal

  • Recipientes de vidro

  • Corantes alimentícios

Oficina do Estudante - Bolsas de até 100% de desconto

O experimento

Agora que você já sabe o que é uma mistura e o que são substâncias, vamos começar o experimento.

Corantes para a água e o álcool

Antes de mais nada, para que vamos utilizar os corantes? Bem, como a água e o álcool são líquidos incolores, os corantes irão nos ajudam a ter uma ilustração melhor de como funciona o experimento. Para a água, iremos usar a cor azul. Para o álcool, a cor vermelha. Basta adicionar os corantes aos líquidos e mexer. O óleo, em sua coloração normal, é mais puxado para o amarelo.

Ilustração com frascos com líquidos vermelho, azul e amarelo, para ilustrar água, álcool e óleo, respectivamente, na explicação de misturas homogêneas e heterogêneas.

Ilustração com frascos com líquidos vermelho, azul e amarelo, para ilustrar água, álcool e óleo, respectivamente, na explicação de misturas homogêneas e heterogêneas.

Agora sim, com todos os líquidos coloridos, é só misturar.

Primeira mistura: Óleo e Água

Segunda mistura: Óleo e Álcool

Terceira mistura: Álcool e Água

Nas duas primeiras misturas, conseguimos ver exatamente onde está cada líquido, pois elas ficam separadas, por isso conseguimos classificar essas misturas como heterogêneas, pois existem duas fases, duas coisas que conseguimos enxergar separadamente nessas misturas.

Já na última mistura (Álcool e Água), nós não conseguimos observar duas fases diferentes, portanto só tem uma fase igual para toda a mistura, classificando assim esta mistura como homogênea.

frascos com misturas homogêneas e heterogêneas

misturas homogêneas e heterogêneas

Por que isso acontece?

O óleo é muito diferente da água e do álcool, portanto eles ‘não se dão muito bem’ e o óleo se separa da água e do álcool. Então a gente consegue observar duas fases diferentes. Já a água e o álcool são muito parecidos quimicamente, por isso eles têm uma afinidade grande e as moléculas se misturam bem, misturando também os corantes e dando a coloração roxa (como você pôde ver na imagem anterior).

Assim se dão as misturas homogêneas e heterogêneas.

Gostou deste conteúdo? Clique aqui e conheça mais do Colégio e Curso Oficina do Estudante.

Caso prefira assista ao experimento em formato de vídeo, confira a explicação incrível da nossa professora Ana Clara!

Compartilhe esse Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *