Como montar um bom plano de estudos para os vestibulares e o Enem?
Um plano de estudos eficiente deve estar alicerçado em três pilares: montagem adequada da grade de estudos; realização frequente de simulados e provas anteriores; e tempo de descanso adequado. A análise é do orientador de estudos e professor de História do Curso Pré-Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), Alfredo Terra Neto.
Sobre a grade de estudos, explica que ela deve priorizar as matérias em que o candidato tem maior dificuldade. Quanto aos simulados e provas anteriores, destaca que, mais importante do que fazer, é corrigir os referidos exames. No que diz respeito ao repouso, frisa que “deve ser garantida uma boa noite de sono, pois o processo de memorização e consolidação da aprendizagem ocorre durante o sono profundo”.
“Um bom planejamento permite que os alunos consigam criar uma rotina de estudos. É a rotina de estudos que vai viabilizar um grande crescimento acadêmico e a consequente aprovação de qualquer tipo de aluno”, comenta.
Erros comuns…
Neto aponta que os três principais erros cometidos pelos vestibulandos na criação do plano de estudos são: repetir o plano de estudos de anos anteriores, sem levar em conta o resultado dos vestibulares; não focar nos seus pontos mais fracos; e, não dar a devida atenção para os treinos de redação.
“Se no ano passado, o aluno fez mais exercícios do material didático, neste ano, pode fazer mais provas anteriores. Pequenas mudanças são fundamentais para que a atual preparação não seja muito maçante”, agrega.
Aprendizagem ativa!
De acordo com o orientador de estudos, os alunos devem estudar de forma ativa, promovendo anotação das aulas de todos os professores e realizando pequenos resumos das aulas anotadas. Sobretudo, é essencial fazer inúmeros exercícios.
“Uma dica muito importante é a de realização de revisões das aulas que já foram estudadas. Cada assunto já estudado deve ser revisado, ao menos, quatro vezes, sendo o intervalo entre cada uma das revisões de, ao menos, uma semana”, aconselha.
Confira a correção dos principais vestibulares e Enem!
Descanso é fundamental
Em meio a esse processo, encerra inserindo novamente no contexto a relevância dos momentos para relaxar corpo e mente.
“É muito importante descansar entre o estudo de cada uma das disciplinas. Para cada hora de estudo, um intervalo de 10 minutos pode ser fundamental, desde que o período realmente seja destinado para o descanso. Esse tempo jamais deverá ser usado para a entrada em redes sociais, pois haverá um grande gasto de energia e certamente o intervalo de descanso acabará sendo desrespeitado”, afirmou.
Deixe uma resposta