A importância da escolha consciente - Oficina do Estudante - Cursinho - Pré-vestibular - Colégio Ensino Médio Campinas - UNICAMP, FUVEST, ENEM, UNESP, MEDICINA, VESTIBULAR 2017

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA CONSCIENTE
A importância da escolha consciente - Curso Pré Vestibular Campinas e Ensino Médio Campinas OFICINA DO ESTUDANTE

A importância da escolha consciente - Curso Pré Vestibular Campinas e Ensino Médio Campinas OFICINA DO ESTUDANTE

A importância da escolha consciente - Curso Pré Vestibular Campinas e Ensino Médio Campinas OFICINA DO ESTUDANTE

No mundo altamente competitivo em que vivemos e com uma diversidade de profissões que surge a cada momento, torna-se mais difícil para um jovem que está a um passo de prestar um vestibular, fazer alguma opção consciente por uma carreira. São inúmeras as exigências sofridas por quem vivencia essa fase.

Dentro desse contexto, podemos citar: influência da família: mercado de trabalho; condições sócio-econômicas; mudanças que ocorrem naturalmente na própria adolescência e dúvidas quanto ao futuro. Também não podemos deixar de mencionar o descrédito que, geralmente, faz com que o jovem desista de tentar ingressar numa faculdade, tendo em vista o grande número de graduados que as universidades colocam no mercado a cada ano. E para piorar a situação, muitos desses não conseguem colocação nas suas profissões. O que passará pela cabeça de uma pessoa neste momento?


Será que vale a pena tanto esforço? Cursar uma faculdade e sair com um diploma debaixo do braço? Mas e o emprego? Cadê? Bom, contra fatos não há argumentos? Há sim! Na medida em que nos qualificamos, mais aumentam as nossas chances de uma colocação no mercado de trabalho. É importante estar atento às novidades, às profissões que parecem promissoras, procurar constante atualização. Do contrário, nossa "sobrevivência", enquanto profissionais, ficará cada vez mais ameaçada.

Nesse sentido, quero abordar a importância da escolha da profissão. Sabe-se que, estatisticamente, o número de pessoas que ingressam numa universidade e abandonam o curso no meio do caminho, é significativo. Isso poderá ocorrer devido a vários fatores, mas, certamente, a problemática da escolha inadequada é uma questão que pesa muito para que isso aconteça.

Escolher uma carreira para seguir a tradição de família, porque a profissão está "na moda" ou porque a pessoa acredita que financeiramente terá retorno maior ou mais rápido, enfim, são vários os motivos possíveis que levam alguém a abraçar um caminho. Contudo, uma opção feita de forma consciente com certeza fará com que o jovem inicie o curso muito mais motivado e informado sobre sua escolha. Desta forma, as chances de que ele permaneça na universidade e invista na sua profissão são bem maiores.
Neste contexto, a Orientação Vocacional torna-se um excelente instrumento de apoio nesta escolha. Refiro-me a Orientação Vocacional na modalidade clínica que em muito se diferencia do modelo estatístico (somente com a utilização de testes psicológicos adotado até a década de 70). Essa modalidade é um convite à reflexão e ao autoconhecimento. São realizadas dinâmicas de grupo, pesquisas e discussões sobre o mercado de trabalho, entrevistas com profissionais da área de interesse e, também, testes psicológicos - usados como mais uma ferramenta no processo e não a principal.

Outra vertente importante a ser citada é a Orientação Profissional. Ou seja, aquele trabalho realizado com profissionais que já atuam em determinada profissão, mas que se encontram, muitas vezes, insatisfeitos ou até mesmo por razões alheias a sua vontade, levando-os a buscar novas opções de atividades. Novamente, o processo de Orientação tem destaque nesse momento profissional, pois também auxiliará em um autoconhecimento e no direcionamento para uma nova carreira.


Oficina do Estudante| Cursinho Pré-Vestibular e Ensino Médio de Campinas
www.oficinadoestudante.com.br
VEJA MAIS


















Curso Pré-Vestibular em Campinas Oficina do Estudante
Cursinho Pré-Vestibular e Ensino Médio Campinas
Av. Brasil, 601 - Campinas/SP Fone: 19-3241.6688 - Cep: 13073-012