Estudar melhor: hábitos que você precisa abandonar
Estudar melhor: hábitos que você precisa abandonar
Veja dicas para fazer com que o seu tempo renda mais.
Por Ana Prado/ Guia do Estudante*
Imagem: RichVintage/iStock
*Matéria originalmente publicada no blog Como as Pessoas Funcionam da Superinteressante.
O post foi editado para o Guia do Estudante.
Quem é que nunca sofreu ao se dar conta de que perdeu o dia inteiro fazendo coisas inúteis?
E não conseguiu terminar a única coisa que realmente precisava fazer, né?
Ou então levou um dia inteiro para acabar um trabalho besta.
Na área de administração e gestão, fala-se da chamada Lei de Parkinson:
“O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”.
Segundo o historiador e administrador inglês Cyril Northcote Parkinson, vamos sempre nos ajustar para usar todo o prazo disponível para terminar uma tarefa – por mais simples que ela seja.
Se você tem um dia todo para escrever um texto que demoraria uma hora a ser feito, adivinhe:
Tende a usar esse dia todo para terminá-lo.
Mas é claro que essa “lei” diz respeito a uma tendência que pode ser evitada.
E alguns hábitos favorecem erros desse tipo.
Veja quatro deles.
Fazer várias coisas ao mesmo tempo
Precisamos aceitar de uma vez este fato:
não somos capazes de fazer mais de uma coisa que exija a concentração ao mesmo tempo.
Ou você lê um livro;
ou assiste à TV;
ou escreve um texto;
ou lê um artigo na internet.
Fazer essas coisas ao mesmo tempo é impossível.
Você só está, na verdade, alternando tarefas e perdendo mais tempo.
Isso porque perde a concentração cada vez que para de fazer uma coisa e vai para outra.
Ficar procurando coisas inúteis no Google
Você está concentrado nos estudos, mas aí olha para a janela.
Então, vê uma nuvem estranha e começa a se perguntar se vai chover.
Aí fica pensando em como sua avó consegue prever o tempo só olhando para o céu.
E resolve pesquisar no Google como fazer isso porque você também quer aprender.
Quarenta minutos depois, você se vê assistindo a um vídeo sobre teorias da conspiração.
E não faz ideia de como chegou ali.
É meio perturbador se ver pesquisando sobre:
– armas secretas da Rússia
– sereias ou
– civilizações do centro da terra
quando alguns minutos atrás você estava superdeterminado a terminar um relatório.
Mas às vezes essas grandes questões da vida aparecem na nossa cabeça.
E aparentemente a única solução possível é parar tudo e ir para o Google.
Mas você sabe que esse é um hábito horrível se você tem trabalho a fazer, né?
Parar uma tarefa para fazer outra no lugar quebra sua concentração.
E faz com que você perca um tempo valioso.
Quando lhe vier à mente algo sobre o qual queira pesquisar ou alguma outra ideia:
anote num papel e volte a fazer o que estava fazendo.
Sim, isso já é uma interrupção, mas você já havia perdido o seu foco.
Mas pelo menos está lidando com isso de uma forma que não lhe faz perder ainda mais tempo.
Deixar as matérias mais difíceis para o fim do dia
Quando se senta para estudar, você prefere começar com as matérias mais fáceis, deixando aquelas em que tem mais dificuldade para depois?
Se a resposta for sim, saiba que está no caminho errado.
Pode parecer a saída mais esperta, mas seus efeitos vão contra você:
não só nossa energia, mas também nossa força de vontade diminuem ao longo do dia.
Logo, se você deixar o que for mais importante para depois, as chances de não conclui-las são altíssimas.
É fundamental priorizar suas coisas e começar o dia já atacando o que tem de ser feito primeiro.
E isso nos leva ao quarto hábito a ser abandonado:
Não priorizar as coisas
É legal ter um plano B para a sua vida caso as coisas não corram exatamente como você espera, e talvez seja bom ter um plano C também.
Mas muita gente dá um peso igual a todos esses planos enquanto ainda ataca outros objetivos menos importantes.
É importante ter interesses variados e diversificar suas atividades, mas se perder de vista quais são as coisas mais importantes para você, vai ficar à deriva e nem saberá mais por que está fazendo as coisas que faz.
Isso vale não só para grandes planos de vida, mas para o seu planejamento de tarefas do dia a dia também.
Por isso, lembre-se sempre de priorizar.
Estudar melhor
Anote seus planos todos e depois separe os dois ou três que são realmente importantes – e foque neles.
O mesmo com suas atividades diárias: organize-as em ordem de importância e siga essa ordem na hora de executá-las.
Assim, se não conseguir concluir algo durante esse dia, pelo menos terá completado o que for mais importante.
Dica da editora: Você pode encontrar um monte de dicas para organizar seu dia e usar melhor seu tempo no livro Seja mais produtivo, agora, escrito pela editora do site Guia do Estudante e disponível nas bancas e livrarias de todo o Brasil.
Leia mais
Escolher profissão: como lidar com a ansiedade da escolha?
Dicas para administrar o tempo pra quem está sempre ocupado
Como estudar: é melhor tudo de uma vez ou em parcelas?
Atividades culturais acadêmicas: a importância para o aprendizado
Deixe uma resposta