#Unicamp – Casa Velha / Machado de Assis
Batemos um papo com o professor de literatura da Oficina do Estudante, Marcelo Maluf. Discutimos sobre a inclusão da obra Casa Velha/Machado de Assis no vestibular da Unicamp.
Sobre o que trata a obra “Casa Velha”, do Machado de Assis?
Casa Velha, de Machado de Assis, é um romance, publicado primeiramente em folhetim entre os anos de 1885 e 1886, acerca das relações que um cônego, motivado pela escrita de uma obra sobre a vida do imperador D. Pedro I, tem com a família de um ex-ministro de Estado que teria alguns papéis de interesse do cônego. Em meio a essa família, cria intimidade com os moradores da casa a ponto de entrar numa crise familiar envolvendo Félix, filho da dona da casa, D. Antônia, e Lalau, agregada da família, que se envolve amorosamente com o rapaz.
2) Quais as principais características da obra?
Romance curto, divido em 10 capítulos. Narrador em primeira pessoa. Apesar de Machado de Assis ser considerado um romancista realista, essa obra, de acordo com críticos, estaria mais atrelada à primeira fase do autor, de cunho mais romântico. É possível que a obra traga traços realistas e de perspectiva romântica, no sentido literário e não genérico.
3) Quais são os principais aspectos que os estudantes precisam entender/saber sobre a obra para o vestibular da Unicamp?
Ler a obra com atenção e assistir às aulas específicas para essa obra. Ler apenas resumo e informações genéricas em sites ditos especializados não fará com que o candidato esteja de fato preparado para o vestibular da Unicamp.
4) Como o livro pode ser cobrado pela Unicamp?
O Vestibular da Unicamp tradicionalmente estrutura questões em relação aos eventos do enredo aliado a comentários críticos sobre a obra. Por isso é importante que o candidato de fato a estude e consiga, assim, ter conhecimento – e não, novamente, informações genéricas – suficiente para responder qualquer questão que apareça.
5) “Casa Velha” se relaciona com outras obras da lista? Se sim, como?
Do ponto de vista histórico e de data de publicação é possível algumas comparações com O Ateneu, de Raul Pompéia. Porém, o vestibular da Unicamp não faz, há anos, questões comparativas entre obras. A Fuvest, sim.
6) “Casa Velha” se relaciona com outros temas do vestibular? Se sim, como?
Como assim “outros temas”? A prova de Literatura contém questões de interpretação acerca das obras literárias cobradas…
Deixe uma resposta