Redação para vestibular: A importância de manter-se atualizado sobre as atualidades
Os estudos para tirar uma boa nota na redação devem ser diferentes do que apenas a prática de um português culto e escrito corretamente.
Você deve estar atento às atualidades para poder redigir um bom texto e não ser pego de surpresa sobre assuntos que nunca ouviu falar. Você sabe por que atualidades é um tema cobrado na redação?
Por que me manter atualizado sobre as atualidades?
A redação foge do padrão de pergunta sobre uma determinada matéria. Ela pode ser considerada multidisciplinar e envolve não apenas o que aprendemos no conteúdo programático mas também a nossa noção dos acontecimentos no Brasil e no mundo.
Essa é a forma que vestibulares como a Fuvest, por exemplo, escolheram para avaliar a sua construção de coerência e raciocínio lógico.
Além de solicitar que você tenha conhecimento de acontecimentos que vão além do que aprendemos dentro da sala de aula, você deverá estar antenado às notícias e fazer vínculos com o que aprendeu.
Como estudar atualidades para o Vestibular?
Fique de olho em jornais, revistas, internet, televisão e rádio para identificar assuntos que poderão se tornar relevantes para o vestibular. Anote os temas em um bloco de notas e faça um rascunho de redação sobre o assunto.
É importante que você faça uma pesquisa sobre os assuntos que ouvir ou ler. Procure por diversas fontes para ter diferentes tipos de opiniões sobre o assunto.
Outra ideia é ver entrevistas onde várias pessoas podem expor o que pensam. Lembre-se de pesquisar notícias do Brasil e do mundo!
Quais temas podem cair na Redação?
Muitas vezes, o tema da redação pode ser surpreendente para alunos que não se preparam e não acompanharam as atualidades. Procure saber mais sobre política, fatos recentes e história.
Ao prestar o vestibular, você irá perceber que as atualidades não aparecem apenas na redação, mas também em matérias como história, geografia, língua portuguesa, entre outros.
Confira os 5 últimos temas de redação da Fuvest
A Fuvest é conhecida como o vestibular mais difícil do Brasil, sua proposta de redação pode ser muitas vezes uma surpresa para os alunos que esperam algo mais metódico.
- O envelhecimento Populacional (2017);
- As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas? (2016);
- “Camarotização” da sociedade brasileira (2015);
- O envelhecimento populacional (2014);
- Comércio.
Procure ter conhecimento sobre os acontecimentos de um ano até a data do vestibular para apresentar bons argumentos na hora de escrever.
Escreva rascunhos de redação e peça para que outras pessoas leiam. Você pode também debater com seus amigos e familiares sobre os assuntos para ter ainda mais opiniões e ajudar na sua argumentação.
Procurando um bom Cursinho para Fuvest?
A Oficina do Estudante tem um cursinho especializado para os alunos que irão prestar o Vestibular da Fuvest. Com professores qualificados e especializados em fazer você entrar na lista de convocados!
Deixe uma resposta