Enem evidencia moradores em situação de rua
Preparação Enem
Para os que estão em processo de preparação para o Enem, a pluralidade de temas possíveis deve ser levada em consideração ao longo do planejamento de estudos.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 17 milhões de desempregados. Do montante, 400 mil desistiram de procurar vagas.
A crise econômica agrava a distribuição de renda no país, o que potencializa o número de pessoas em situação de rua. No Rio de Janeiro em 2017, 15 mil pessoas estavam nessa condição. Por outro, a Prefeitura só possui duas mil vagas em abrigos.
Políticas públicas de inclusão social
A ausência de infraestrutura, capaz de assistir o público, faz com que os direitos humanos sejam violados, o que culmina em precariedade. Quando se trata do tópico na proposta de intervenção da redação do Enem, deve-se discutir os aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais subjacentes ao fenômeno.
A capacidade de relacionar as condições históricas de produção do fato com os agentes envolvidos irá colaborar com o desenvolvimento da argumentação.
Deixe uma resposta