Como cai na prova: Segundo Reinado
Conforme o professor de História Célio Tasinafo, professor do cursinho Oficina do Estudante, dentro do assunto, o exame aborda, principalmente, a escravidão, a abolição deste tipo de trabalho no país e a vinda de europeus para substituir a mão de obra escrava. Ele ainda acrescenta que os aspectos políticos do contexto histórico não são comuns na prova.
“A MATRIZ CURRICULAR DO ENEM TRAZ MUITO A QUESTÃO DA DIVERSIDADE ÉTICA E CULTURAL. NISSO, O PROCESSO DE IMIGRAÇÃO TEM DESTAQUE, PRINCIPALMENTE A PARTIR DE 1870, COM OS ITALIANOS. OS ASPECTOS SOCIAIS E CULTURAIS DO TRABALHO ESCRAVO TAMBÉM ESTÃO FORTEMENTE PRESENTES”, DIZ.
“O aluno pode encontrar questões que misturem História com Literatura, como, por exemplo, trazendo a figura da escrava quitandeira Bertoleza, do livro O Cortiço, de Aluísio de Azevedo. Assim, o Enem consegue mobilizar conhecimento de duas áreas”, reforça Célio.
O uso da força motriz escrava pode aparecer sob diversas óticas no Enem. Dentre os assuntos mais comuns, Célio destaca as questões que trazem textos de referências culturais, como a capoeira, e também que mostrem como se deu o processo de abolição a partir da perspectiva dos próprios africanos e dos descendentes. O aluno também pode ser perguntado sobre a formação de importantes quilombos, como o do Leblon, no Rio de Janeiro, que tinha como símbolo as camélias.
O professor lembra que as referências bibliográficas utilizadas pelo exame não são diferentes das que os estudantes veem em sala de aula. “Os autores e os textos que o Enem gosta de colocar são muito próximos aos que os alunos encontram nas próprias leituras complementares dos livros didáticos”, explica.
Imigração
A imigração de europeus e asiáticos para o Brasil foi um contraponto utilizado durante o Império à mão de obra escrava. Com a abolição, os imigrantes chegaram ao país para substituir a força motriz adotada anteriormente. Nesse contexto, Célio destaca que o exame traz as parceiras do senador Nicolau Vergueiro, firmadas em 1840, para estimular a vinda de estrangeiros para as terras tupiniquins.
“Os imigrantes chegavam aqui com um acordo de que parte da produção ficaria com eles, e a outra parcela com o dono das terras. Mas isso resultava em um endividamento, a parceria não dava certo”, explica. O emprego da mão de obra estrangeira era financiado pelos governos das províncias, e motivou a formação de novas fazendas no norte paulista, por exemplo.
Outros vestibulares
Ao contrário do Enem, as questões políticas podem ser centrais nas provas de História que exigem do aluno conhecimento sobre o Segundo Reinado. Nos vestibulares tradicionais, o candidato deve ter domínio dos partidos políticos do Império, o conservador e o liberal, e também são perguntados quanto ao poder moderador concedido ao monarca através da Constituição de 1824, outorgada por Dom Pedro I, mas vigente durante todo o período em que o Brasil foi governado pela Família Real portuguesa.
Gabarito das questões
Enem 2010 – 1ª aplicação (questão 23): B
Enem 2010 – 2ª aplicação (questão 23): B
Enem 2010 – 2ª aplicação (questão 21): B
Enem 2015 (questão 23): E
Enem 2016 (questão 21): B
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