Limpa e renovável: futuro da produção de energia no mundo. Será?
Em prol do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, pesquisadores buscam fontes de energia renováveis para mitigar impactos no meio ambiente, por exemplo, aquecimento global, desmatamento e efeito estufa, entre outros e, uma boa notícia surgiu nos últimos dias: foi descoberto um grande depósito de hidrogênio na Albânia.
Rafaela Locali, professora de Geografia do Colégio Oficina do Estudante, explicou que ele foi encontrado em uma região pouco explorada do sul do país, destacando o potencial ainda não explorado do local nos setores de energia e recursos naturais. “A descoberta do hidrogênio oferece uma oportunidade única de diversificar a matriz energética e impulsionar o desenvolvimento econômico, reduzindo a dependência de fontes de energia tradicionais”.
A professora pontuou que a Albânia está localizada no sudeste da Europa, na região dos Balcãs e faz fronteira com Montenegro a noroeste, Kosovo a nordeste, Macedônia do Norte a leste e Grécia ao sul. Além disso, possui uma pequena costa no Mar Adriático, a oeste, e no Mar Jônico, a sudoeste, e sua capital é Tirana.
Qual é a importância dessa descoberta?
A exploração e desenvolvimento do hidrogênio podem criar novas oportunidades de emprego, atrair investimentos estrangeiros e impulsionar o crescimento econômico, além de posicionar a Albânia como um importante player no mercado global de energia limpa. “O que é relevante considerar são os próximos passos, já que incluem pesquisas mais aprofundadas para determinar a viabilidade técnica e econômica da extração e utilização do hidrogênio, bem como o estabelecimento de parcerias estratégicas com empresas e investidores interessados em explorar esse recurso.”
Rafaela ressalta que o hidrogênio é uma fonte de energia versátil e limpa que tem potencial de desempenhar um papel importante na transição para um futuro energético sustentável e com baixas emissões de carbono. Saiba como ele pode ser utilizado:
– Pilhas de combustível: o hidrogênio pode ser usado em pilhas de combustível para gerar eletricidade por meio da reação química entre o hidrogênio e o oxigênio, produzindo água como único subproduto. Isso é, particularmente, útil em veículos elétricos movidos a hidrogênio, onde a energia é convertida diretamente em eletricidade para alimentar o motor.
– Armazenamento de energia: o hidrogênio pode ser armazenado e usado como uma forma de armazenamento de energia, especialmente para sistemas de energia renovável intermitente, como solar e eólica. O excesso de energia gerada pode ser usado para produzir hidrogênio por meio da eletrólise da água e, posteriormente, convertido de volta em eletricidade quando necessário.
– Indústria: o hidrogênio é utilizado como matéria-prima na produção de diversos produtos industriais, como amônia, metanol e produtos químicos. O uso de hidrogênio produzido a partir de fontes renováveis pode reduzir as emissões de carbono associadas a esses processos industriais.
– Aquecimento: o hidrogênio também pode ser usado como uma fonte de calor em sistemas de aquecimento residencial e comercial, substituindo combustíveis fósseis como o gás natural.
Principais dificuldades
Para utilizar o hidrogênio como fonte de energia limpa e renovável, de acordo com a professora de Geografia, ainda existem desafios e riscos, embora muitos pesquisadores e empresas já estejam trabalhando para superá-los e tornar o hidrogênio uma parte viável e segura da matriz energética global. Conheça as principais questões:
1. Inflamabilidade: o hidrogênio é altamente inflamável e pode representar um risco de incêndio e explosão se não for manuseado corretamente. Isso requer precauções especiais no armazenamento, transporte e uso do hidrogênio.
2. Armazenamento e transporte: o hidrogênio possui uma baixa densidade de energia por volume, o que significa que é necessário armazenar grandes volumes de hidrogênio para armazenar uma quantidade significativa de energia. Isso pode tornar o armazenamento e transporte do hidrogênio desafiadores e caros.
3. Produção de hidrogênio: a produção de hidrogênio, especialmente a partir de fontes não renováveis como o gás natural, pode resultar em emissões de carbono significativas. Mesmo a produção a partir de fontes renováveis, como a eletrólise da água usando energia solar ou eólica, pode ter um impacto ambiental se não for feita de forma sustentável.
4. Eficiência energética: o processo de produção, armazenamento e uso de hidrogênio pode resultar em perdas de energia, reduzindo a eficiência geral do sistema. Melhorias na tecnologia são necessárias para aumentar a eficiência e reduzir os custos associados ao uso do hidrogênio como fonte de energia.
5. Segurança: o uso em larga escala do hidrogênio como fonte de energia limpa também levanta preocupações sobre a segurança, especialmente em relação à infraestrutura e aos sistemas de distribuição, que precisariam ser projetados para lidar com o hidrogênio de forma segura.
Tema pode cair no ENEM e em vestibulares
Assuntos relacionados à energia limpa e renovável e temas relacionados ao meio ambiente, aquecimento global e efeito estufa costumam ser muito cobrados nos vestibulares pelo país. “Por ser um assunto recente e muito novo, acredito que nas provas deste ano não irá cair sobre essa descoberta. Mas vale muito estudar sobre assuntos relacionados ao uso e geração de energia sustentável, meio ambiente e, principalmente, os impactos que a tragédia do Rio Grande do Sul causaram à sociedade, animais, agropecuária e toda a estrutura de mais de 400 cidades” e finalizou lembrando que o vestibulando e deve se atentar aos assuntos atuais relacionados ao aquecimento global, como superaquecimento do planeta e derretimento das geleiras nos extremos.
Deixe uma resposta