Vestibulandos assumem maior interesse nas áreas de tecnologia
Estudos apontam maior interesse por novas áreas de atuação, como tecnologia e games
Que a pandemia mudou muita coisa na vida cotidiana das pessoas isso não é novidade. Desde a rotina, estudo, trabalho e forma de se relacionar entrou na dança do distanciamento social. Agora um novo mundo surge.
A partir das medidas de flexibilização e com o aumento significativo da taxa de desemprego, uma onda de “novas” profissões e a valorização de áreas e setores que não estavam bem aquecidos se destacam.
De acordo com a revista Forbes, estudos da agência de tecnologia Cortex apontou uma expansão dentro da área de tecnologia da informação, apresentando que a profissão do futuro deixa de ser tão do futuro assim. Uma vez que o mercado necessita destes profissionais, a demanda tende a crescer cada vez mais. Com a informatização de inúmeros setores e a conversão de diversos trabalhos presenciais em trabalhos híbridos.
A UNICAMP (Universidade de Campinas) anunciou que para esta edição do vestibular foram inscritos 61,6 mil estudantes. De acordo com a Comvest as 2540 vagas estão distribuídas em inúmeras áreas. E o que chama a atenção é o aumento significativo para o curso de Ciências da Computação, que passou de 1951 para 3034 candidatos. Aproximadamente 55% maior com relação à edição anterior.
Surgem diversas oportunidades nos setores tecnológicos e o profissional que souber surfar esta onda, de certo vai fazer um backside (surfar de costas para a onda) e se destacar na competição por melhores oportunidades profissionais. De acordo com a BRASSCOM (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) cerca de 800 mil novas vagas estão previstas para surgir até 2025.
Outra área que vem seguindo em grande expansão é a de profissionais em games.
De acordo com o diretor pedagógico do curso preparatório do colégio Oficina do Estudante, Anderson Rodrigues: “Observar as áreas de mercado é de extrema importância. Principalmente para aqueles alunos que ainda não decidiram qual curso fazer. Muitas vezes, devido ao fato de serem jovens, diversas dúvidas e questões aparecem neste momento da vida. Agora, para os que realmente sabem qual carreira querem seguir, mesmo sendo importante considerar as necessidades do mercado, optar pela a área que deseja é um passo a mais em direção ao sucesso profissional, o qual abrirá portas no mercado de trabalho” afirma.
Deixe uma resposta