Redação em era de fake news requer cuidado de vestibulando
Redação em era de fake news requer cuidado de vestibulando
Uma redação dissertativa-argumentativa demanda alguns aspectos.
Entre eles, argumentação verossímil, consistente e que tenha – inclusive – algum pé na realidade.
Não invente moda
Por isso, é preciso lembrar que as comissões dos vestibulares não se dariam ao trabalho de selecionar e disponibilizar ao candidato uma coletânea, com informações, dados e argumentos, se eles não fossem pra ser utilizados.
“Isso significa que o aluno, raramente, precisa trazê-los de fora da prova para compor a sua argumentação”, afirma o professor Marcelo Pavani, diretor do Curso Oficina do Estudante.
Isso pode acontecer? Claro que sim.
“É sempre mais legal, quando a gente lê um texto, perceber marcas de autoria, que o aluno tem um repertório mais sofisticado. Mas, isso não é condição necessária para fazer a redação”, declara o docente.
Redação em era de fake news
“Hoje, em um contexto de uma série de informações duvidosas, de veracidade pouco confiável, é muito mais seguro que o aluno se baseie nos dados da coletânea – mesmo que esses dados entrem em conflito com o que ele viu no Whats da família no dia anterior à prova”, acrescenta.
Cultura geral
É claro que um repertório extenso ajuda inclusive no trabalho de leitura e interpretação da coletânea.
Isso porque o aluno pode fazer uma leitura muito superficial se você não tiver conteúdo prévio.
Mas, o grande problema dos alunos é que eles ficam imaginando que têm que trazer para a prova grandes informações.
Só que não precisam.
As da coletânea são suficientes.
Nela, há, inclusive, argumentos que se contradizem.
São itens que debatem justamente pra dar subsídios para vários posicionamentos do aluno dentro daquele tema.
Simples assim
Em última análise, a redação é uma prova de leitura e interpretação de texto.
Quer saber, no fim das contas, como é que o aluno consegue organizar o pensamento.
Como organiza um argumento, para que tenha um encadeamento lógico e saia de A e chegue em B.
Se consegue tratar um trajeto lógico, com causa e consequência, encadeamento e coesão.
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