Cursinho Pré-vestibular: como perder o medo de matemática
Uma ciência repleta de cálculos e algoritmos, a matemática parece um bicho de sete cabeças para muitos alunos. Grande parte dos estudantes de ensino fundamental, médio e do cursinho pré-vestibular reconhece que têm dificuldades de assimilação de fórmulas e regras básicas de cálculo. Mas o fato é que aprender matemática pode ser um desafio divertido e muito estimulante, e os cursinhos preparatórios têm um papel muito importante nesse processo.
Para perder o medo da matemática e começar a usar os números a seu favor, leia algumas dicas neste artigo!
Abra sua mente a novas informações
O primeiro passo para estabelecer uma conexão com a disciplina e aumentar as chances de um aprendizado sólido e rápido é “sair da caixinha”. Ou seja, abra sua mente! Estudos apontam que a dificuldade de aprendizado também está relacionada ao medo de não conseguir desenvolver determinada tarefa, ou de não assimilar uma nova informação.
Ao retirar a armadura que o impede de absorver mais conhecimento, o cérebro, automaticamente, coloca-se à disposição para captar mensagens novas e muito mais complexas.
Perdendo o medo da matemática com a prática de exercícios e simulados
Certas habilidades só podem ser desenvolvidas se as colocamos em prática, diariamente. Isso se aplica à direção de automóveis, à arte culinária, ao canto… E à matemática! Sim, para calcular com maestria é preciso treinar, treinar e treinar. Por isso a importância da prática de exercícios e provas simuladas, tanto nas aulas quanto em casa.
Os alunos que realmente querem se tornar hábeis nos cálculos matemáticos devem ter empenho e dedicação à disciplina. Vale aproveitar as aulas extras oferecidas nos cursinhos, plantões de dúvidas, bem como todo tipo de avaliação e teste que sejam aplicados no intuito de praticar aquilo que foi aprendido em sala de aula.
Importância de professores e instituições com didática
A qualidade das instituições de ensino e da didática dos professores é fundamental para o processo de aprendizagem dos alunos. Inclusive para que eles se sintam encorajados e estimulados nos estudos, enfrentando todos os obstáculos que possam surgir.
No âmbito escolar, não é incomum que os alunos tenham um desempenho ruim porque o conteúdo não foi explicado da maneira correta. “Maneira correta” não significa apenas explanar, em detalhes, regras e fórmulas. O ensino de qualidade é muito mais amplo e carece de metodologias específicas inseridas em uma proposta pedagógica moderna, como a desenvolvida pela Oficina do Estudante.
Na Oficina do Estudante, os alunos têm uma formação completa, levando em conta aspectos cognitivos, sociais, afetivos e relacionados à ética e à cidadania. Desse modo, todas as atividades didáticas e pedagógicas são preparadas para facilitar a assimilação dos conteúdos do Ensino Médio. Além disso, as aulas são planejadas no intuito de que os estudantes possam superar desafios e alcançar o sucesso acadêmico e profissional.
Prepare-se para o vestibular com a Oficina do Estudante!
A Oficina do Estudante surgiu há mais de 21 anos com o objetivo de desenvolver a capacidade de aprendizagem dos estudantes e prepará-los para os desafios do Vestibular com total excelência. De lá para cá, milhares de alunos que passaram pelas nossas cadeiras escolares hoje ocupam vagas nas mais concorridas universidades públicas e particulares do Brasil.
Garanta sua vaga no Vestibular com o suporte pedagógico da Oficina do Estudante. Entre em contato conosco!
Deixe uma resposta